Zaanse Schans – Como ir e o que fazer por lá!

Zaanse Schans fica pertinho de Amsterdam e é uma viagem no tempo na história da Holanda, com tudo que há de mais típico no país. Está localizada em Zaandam, cerca de 20 km ao norte de Amsterdam. Então, anota ai na lista de passeios imperdíveis para seus dias por aqui.

E para ser completo, nada melhor que saber sobre a história e curiosidades do local. Fale comigo e saiba mais sobre um passeio guiado. Totalmente em português e exclusivo para você e quem mais estiver nessa aventura te acompanhando.

Está vindo para Amsterdam e não sabe onde ficar? Reserve aqui sua hospedagem:

Booking.com

Quando você pensa na Holanda, o que te vem à mente?

Zaanse Schans

Moinhos? Lá tem, Onze para ser mais exata. Sendo que seis são abertos à visitação. Contudo, apenas um deles tem entrada gratuita, os demais cobram €5,00 pela visita.

Queijo? Tem também. Inclusive você pode fazer degustação na fábrica de queijos Catharina Hoeve. Além de entender um pouco mais sobre a fabricação dessa maravilha holandesa. Entrada gratuita.

Você pensa nos tamancos de madeira?

Então vai ficar feliz em saber que lá tem uma loja onde acontecem demonstrações de como os tamancos são fabricados, além de diversos produtos lindinhos para comprar como lembrança.

Na entrada tem uma coleção de tamancos históricos e artísticos. Além disso na parte de fora da loja tem tamancos em versões ampliadas para aquela #fotoperfeita.

Zaanse Schans
não resisti em prova um 😉 Fique a vontade para provar também se tiver vontade.

Casinhas de madeira?

Tem várias ! As casas da vila, todas verdinhas e feitas de madeira, abrigam lojinhas e pequenos museus temáticos, alguns gratuitos e outros pagos, mas preços acessíveis. Vale a pena se perder por elas e descobrir suas particularidades.

Zaanse Schans é uma das atrações queridinhas da Holanda, mas vale contar, que algumas das lindas casinhas, que mais parecem de conto-de-fada, são residências de famílias. Sendo assim, nem tudo por lá é aberto a visitação.

E também tem aquelas casas que são cafés e restaurantes, onde você pode se deliciar com comidinhas regionais como panquecas e o famoso stroopwafle.

Falando nisso, você já meu meu top5 de delícias típicas, que você não pode deixar de provar quando vier? Veja aqui.

Zaanse Schans
*mídia oficial

Destaco a casa n5, que é a reconstrução da primeira loja do Albert Heijn, a maior rede de supermercados da Holanda atualmente, que iniciou como uma pequena mercearia em Zaandam.

Visitando a vila dos moinhos…

Zaanse Schans atrai quase um milhão de visitantes por ano e você pode andar livremente por lá, que é aberta e gratuita. Não deixe de visitar quando vier, os moinhos são um símbolo do país.

Você também pode desfrutar a vila fazendo um passeio de barco pelo rio Zaan. Mas, essa opção é válida apenas na primavera e no verão (abril a setembro).

Como chegar a Zaanse Schans

Você pode ir comigo ou você pode ir por conta própria, optando em alugar um carro ou ir de transporte público. Tem estacionamento no local, €7,50 o dia.

Se optar pelo transporte público, basta pegar o trem da Estação Central de Amsterdam com destino Zaandijk-Zaanse Schans. Demora cerca de 20 minutos a viagem. Depois é só caminhar mais 15minutos até a vila dos moinhos. Também tem a opção de ir de ônibus (n391 – vermelhinho), demora um pouco mais para chegar, mas pára na porta da atração.

Caso prefira ir de carro, reserve aqui:

*comprando pelo blog, você não paga nada a mais e ainda ajuda o canal 😉

Ah, caso você goste de pedalar, mas goste meeeesmo rs, tem como ir de bike até Zaanse Schans. Indico usar o Google Maps aqui, pois tem mais de uma opção de rota. Elas variam entre 16-20km partindo da estação Central de Amsterdam.

A história por trás de Zaanse Schans

A partir de 1961, conforme o projeto do arquiteto Jaap Schipper, vários edifícios foram realocados na área com o objetivo de conservar a história próspera da região. Com construções originais, Zaanse Schans reproduz as vilas holandesas dos séculos XVIII e XIX.

Muito melhor do que qualquer livro de história não?

Zaanse Schans construção
1962 – casa sendo transportada de caminhão até a vila. (mídia oficial)
Zaanse Schans
foto site oficial

Sempre lindo, não importa a estação. Se você está planejando vir para Amsterdam, mas está com dúvida da melhor época de vir, leia aqui.

E então, gostou? Sem Dúvida um passeio super legal para todas as idades.

Ah, e se quiser registrar esse passeio lindo, clica aqui para receber uma proposta da nossa fotógrafa parceira, ela é brasileira também!

Se você já foi ou seguiu minhas dicas para visitar, depois deixa um comentário contando como foi.

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *