É apaixonado por viagens? Saiba como viajar mais com milhas aéreas

Viajar com milhas aéreas tem sido uma das formas mais econômicas e vantajosas de se conhecer mais lugares não só do Brasil, mas também do mundo. Diferente do que as pessoas acreditam, para conseguir milhas, você não precisa, exclusivamente, comprar muitas passagens ou ser cliente Platinum ou Black. Basta utilizar o cartão de crédito com frequência ou dar preferência ao consumo de produtos e serviços de empresas parceiras de programas de fidelidade.

Viajar mais: O que são Milhas aéreas?

Milhas aéreas são “pontos” utilizados pelas companhias como uma forma de retribuição aos seus passageiros frequentes. Além disso, as milhas também servem como uma forma de estreitar a relação empresa e cliente. Cada vez que que uma pessoa voa com a empresa X, ela ganha pontos.

Esses pontos , após acumulados, servirão para trocar por uma nova passagem aérea ou serviços, com diária em hotéis parceiros e aluguel de carro. Também é possível trocar esses pontos por produtos e serviços de empresas parceiras que não estão relacionados com viagem, como desconto em lojas de roupa, ingresso de cinema, e outros.

milhas de viagem - como viajar mais!

Os principais programas de fidelidade brasileiros que possibilitam viajar com milhas são o Multiplus da Latam, Smiles da Gol e o Tudo Azul. Também é possível acumular pontos fidelidade, e trocar por passagens aéreas, junto à programas de cartão de crédito. Livelo (Banco do Brasil e Bradesco), Pontos Caixa, Santander Espera e Sempre Presente (Itaú) são alguns exemplos.

Além dos programas de fidelidades ligados à bancos, existem os que são independentes de cartão, como o Dotz e o Netpoints. Postos de combustíveis também teu seus programas, como o KM de Vantagens, Petrobras Premmia e o Shell Box. O cliente ganha pontos ao abastecer ou trocar o óleo do veículo.

As principais companhias aéreas do mundo possuem seu próprio programa de fidelidade. Porém existem algumas alianças aéreas que deixam a brincadeira muito mais interessante. São elas a SkyTeam, Star Alliance e a Oneworld. Isso porque permitem aos passageiros acumular as milhas de viagem realizadas em outras companhias aéreas membros do grupo. Na SkyTeam, por exemplo, são 19 cias participantes. Conforme você acumula pontos seu reconhecimento como cliente cresce simultaneamente. Quanto mais alta a sua categoria, mais privilégios estarão disponíveis para você. Embarque preferencial, check-in prioritário, acesso as salas vips e franquia extra de bagagem são só alguns exemplos de benefícios oferecidos.

Como acumular milhas?

O primeiro passo para começar a acumular e viajar com milhas aéreas é se cadastrando nos Programas de Fidelidade das companhias e comprando passagens. O valor acumulado varia de acordo com o percurso, o valor da passagem e classe da cabine de cada voo, por exemplo.

Algumas empresas computam as milhas automaticamente quando solicitam o CPF na hora de comprar a passagem. Já em outras é necessário informar o seu número do Programa de Fidelidade. Você também pode solicitar a contabilização das milhas após a viagem, mas é importante prestar atenção no prazo, que é de até seis meses da data do voo. Se você viaja com a familia, pode cadastrar os voos em um único CPF e assim acumular mais milhas.

Para acumular mais e assim garantir que você consiga viajar com suas milhas, o ideal seria sempre comprar passagem aérea de uma mesma companhia aérea. Não adianta ter milhas em diferentes programas e no fim não ter a quantidade necessária em nenhum deles para trocar por passagem.

Assim, analise os programas das companhias, leve em consideração qual a empresa aérea que mais opera voos para os destinos que você deseja viajar e quais são as vantagens do programa.

Acumulando com os Programas de Fidelidade

Para escolher o programa de fidelidade analise quais são as vantagens, qual a quantidade de pontos por real gasto, qual a companhia aérea parceira ou ainda se há custos para transferir os pontos para a companhia aérea ou para trocar por passagem. Além disso, veja se o programa de fidelidade possui parceria com outras empresas onde ao realizar compras você também ganha pontos que poderão ser trocados por milhas. No site de cada programa você acessa a lista de todas as empresas parceiras e a formas de ganhar ponto.

A outra maneira é utilizando o cartão de crédito para fazer compras e adquirir serviços e depois trocar os seus pontos por milhas aéreas. Se você possui mais de um cartão de crédito o ideal é escolher apenas um e sempre utilizá-lo nas compras, pois assim você acumula milhas somente nele.

Como viajar com milhas aéreas?

Viajar com milhas

Juntou uma boa quantidade de milhas e agora quer viajar com elas? entre no site da companhia aérea e pesquise pelo voo que deseja. Assim que os dados do voo aparecer será mostrado também a quantidade de milhas necessárias para adquirir a passagem. Na maioria dos Programas também é possível utilizar milhas e dinheiro para comprar um voo.

Para realizar a comprar é só preencher o formulário com seus dados pessoais, informações de contato e por fim selecionar suas milhas como forma de pagamento. O seu número no Programa de milhas da companhia aérea poderá ser solicitado.

Se os seus pontos está no Programa do cartão, transfira-os para a empresa aérea em que pretende adquirir a passagem. Em alguns programas de fidelidade, como o Dotz, é possível trocar os pontos por passagem aérea em seu próprio site.

Por último, nunca esqueça de confirmar se as milhas daquela passagem ou serviço foi contabilizada corretamente no programa de fidelidade e aproveite para viajar muito pelo Brasil e no exterior.

Procurando inspirações de destinos? Clica aqui e veja vários roteiros de viagens que fiz mundo afora!

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *