Tudo sobre Helsinki – o que fazer na capital da Finlândia!

Helsinki é uma cidade localizada ao sul da Finlândia e foi construída para ser a capital do Gran Ducado da Finlândia durante o domínio do Império Russo. Tornou-se também capital do país após a independência, é uma das cidades mais importantes, além de concentrar grande parte da história. É, provavelmente, por onde você chegará ao país e verá como a vida urbana se mistura com a natureza. Aliás, natureza é o que não faltará, tanto em Helsinki, como em qualquer canto do país.

tudo sobre Helsinki

Informações Úteis

Documentação: Turistas brasileiros não precisam de visto para entrar na Finlândia – já que ela faz parte da Comunidade Européia – e podem permanecer por até 90 dias no país. No entanto, o passaporte deve ter validade de pelo menos 6 meses. Além disso, o seguro saúde é exigido e deverá ter uma cobertura mínima de 30.000 euros. Já para dirigir no país, é necessário ter a carteira de habilitação internacional ou a CNH brasileira acompanhada de tradução juramentada para o finlandês ou sueco.

Idioma: Existem dois idiomas oficiais principais: finlandês e sueco. Porém, o inglês é amplamente falado no país.

Moeda: Euro

Fuso horário:  +2h GMT (+5h em relação ao Brasil) e +3h GMT durante o horário de verão.

Tomada: Tipo C e F, sendo a voltagem 230V

Veja também:

Para contar tudo sobre Helsinki, dando dicas de o que ver e fazer por lá eu chamei a Lili, que é guia na cidade e mora na cidade há 4 anos.

Oioioi!!Eu sou a Lili! Sou formada em hotelaria pelo Centro Universitário Senac – SP e, atualmente, curso um mestrado em gestão de mídia na Arcada University em Helsinki. Sempre com rodinha no pé, já trabalhei na Disney e viajei o mundo como comissária de bordo enquanto morava em Dubai. Aliás, viajar o mundo é meu sonho da vida e, por mais que já tive a oportunidade de conhecer todos os continentes, ainda me falta muito à desbravar.

Desde 2019 trabalho como guia de turismo, oferecendo passeios privativos em português tanto na cidade de Helsinki como para outras cidades nos arredores. Você conhecerá mais sobre a história e sobre o estilo de vida finlandês, que mistura a simplicidade com a paixão pela natureza.

A Finlândia ainda é um mistério para muitos viajantes. Não é uma rota comum e, por isso, ainda guarda muitas curiosidades. Tem sido incrível contribuir para realizar o sonho de muitos brasileiros de conhecerem de perto este país nórdico tão maravilhoso! Será um prazer te receber também!

Tudo sobre Helsinki – melhor época para viajar:

Tudo sobre Helsinki - melhor época para viajar:

Os melhores meses para conhecer Helsinki são entre a primavera e o início do outono. Esses são os meses em que a cidade está mais viva, colorida e com muitos eventos diários. Os dias longos e quentes, principalmente, durante o mês de Junho, alegram a cidade e lotam as praias, tanto à beira do mar como dos rios e dos lagos. É uma época perfeita também para se aventurar em meio à floresta em trilhas, passeando de caiaque, acampando ou até mesmo para comer frutas vermelhas direto do pé. Sem contar nas aventuras pelas ilhas do Arquipélago ou em Suomenlinna.

Durante o outono, em especial entre o fim de Setembro e Outubro, o país se transforma e a cidade de Helsinki também. A Ruska chega para colorir com tons avermelhados toda a natureza verde que prevaleceu pelo verão. Durante o inverno, também é possível vir. Com sorte, você verá a cidade com neve, repleta de luzes espalhadas para iluminar a escuridão que chega cedo no dia. Infelizmente, não é comum ver a Aurora Boreal desde Helsinki, mas você pode incluir a cidade no seu roteiro, caso seja uma viagem para a Lapônia. O sul é diferente do norte, e você terá a oportunidade de conhecer um pouquinho dos dois.

Imperdível em HELSINKI

Helsinki é uma cidade para se conhecer devagar, desfrutando e desbravando tudo que tem a oferecer. Tenho certeza que assim, você terá uma experiência histórica, cultural e na natureza.

O que não pode ficar de fora do seu roteiro!

tudo sobre Helsinki - FORTALEZA DE SUOMENLINNA

FORTALEZA DE SUOMENLINNA

Suomenlinna, na tradução literal, quer dizer Castelo da Finlândia. No entanto, não é um castelo e sim uma fortaleza. Começou a ser construída durante o domínio sueco e foi terminada no Império Russo para proteger a Baía de Helsinki e a capital do Império daquela época, São Petersburgo. Está localizada a apenas 15 minutos da costa e é necessário ir de balsa até lá. Você pode utilizar o mesmo bilhete do transporte público e a entrada da fortaleza é gratuita.

BIBLIOTECA OODI

Costumo dizer que se você quer ter um exemplo vivo de como funciona a educação finlandesa, visite a Biblioteca Oodi. Ela foi um presente da cidade de Helsinki para sua população pelo centenário do país em 2017. Além de ter uma arquitetura incrível bem no centro da cidade, sua infra-estrutura está totalmente disponível para quem quiser utilizá-la. A entrada é gratuita.

CATEDRAL DE HELSINKI

A Catedral Luterana de Helsinki é o cartão postal de Helsinki. É também conhecida como Igreja Branca e foi construída durante o Império Russo. Fica localizada na Praça do Senado, local importante históricamente, já que é onde Helsinki como cidade que é hoje, começou. Sua estrutura externa intriga, já que as igrejas luteranas prezam pela simplicidade e nada se assemelham a esta. Porém, carrega diversas curiosidades e significados. Vale a pena conhecer para se surpreender tanto com a grandiosidade da área externa como com a simplicidade que tráz por dentro. Entrada gratuita.

MONUMENTO DO SIBELIUS

Passeando pelo Parque do Sibelius, você irá se deparar com um monumento curioso. Algo que parece um órgão, porém não se sabe exato o que é. O monumento foi feito em homenagem ao famoso compositor e violinista finlandês Jean Sibelius. Ele foi um dos grandes responsáveis em ajudar a Finlândia a desenvolver sua identidade nacional durante a independência. Além disso, o parque também é uma delícia para passear.

CAFE REGATTA

Se tem um café que não fecha durante o ano, é o Cafe Regatta. Logo ao lado do Monumento do Sibelius, você encontrará uma casinha minúscula e uma área aberta com uma vista incrível para o Mar Báltico. Ali, você encontrará uma das melhores pulla, que é um pãozinho doce feito com especiarias. Também poderá se sentar ao redor de uma fogueira e experimentar a tradicional makkara, que é o salsichão finlandês.

CAPELA DO SILÊNCIO

O silêncio faz parte da cultura finlandesa e, provavelmente, Helsinki será a capital mais silenciosa que você visitará em sua vida. No entanto, para os finlandeses, o ruído que se escuta no dia-a-dia, ainda pode ser perturbador. Por isso, bem no coração da cidade, foi construída uma capela ecumênica com arquitetura moderna e completamente à prova de som, para ser apenas um local de refúgio do barulho diário. Visite e sinta um pouco da calmaria que nos traz ao entrar nela! Entrada gratuíta.

MERCADO ANTIGO

Se você quer encontrar um lugar com iguarías finlandesas, este é o local para visitar. Hoje em dia, não é mais o mercadão principal da cidade. Entretanto, é um ótimo lugar para almoçar e comprar o delicioso salmão defumado e a carne de rena.

PRAÇA DO MERCADO

Na Praça do Mercado você encontrará mais de uma atração para visitar. De um lado está o lindo prédio da Prefeitura de Helsinki, do consulado sueco e do Palácio Presidencial. Além disso, um pouco mais à frente, você verá a Catedral Ortódoxa, a roda gigante – que é a única no mundo com duas cabines de sauna – e o Allas Pools, com suas piscinas ao ar livre. Sem contar que no próprio mercado, que nada mais é que uma feira ao ar livre, você encontrará comida tradicional, muitas frutas vermelhas e cogumelos, e milhares de lembrancinhas típicas.

BIBLIOTECA NACIONAL

Finlandeses lêem em torno de 16 livros por ano e isso é um número incrívelmente alto. Por isso, existem bibliotecas espalhadas por toda a cidade. Porém, a mais antiga disponibiliza um acervo histórico de valor imensurável. A Biblioteca Nacional armazena mais de 3 milhões de ítens e têm uma arquitetura linda por dentro. Vale a pena conhecer. A entrada é gratuita.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

Se você é um apaixonado por museus, você vai adorar o de história natural. É um museu perfeito para crianças também e apresenta a biodiversidade finlandesa com exposições que incluem espécimes botânicos, zoológicos, geológicos e paleontológicos de todo o mundo. O ingresso custa 15 euros para adultos e 7 euros para crianças entre 7 e 17 anos. Crianças menores tem a entrada gratuita.

Helsinki têm muitas atrações disponíveis para todos os gostos e bolsos. Além disso, também há passeios pela região, como para o Parque Nacional do Nuuksio ou para a linda cidade medieval de Porvoo. Certamente, você terá muito para desbravar na cidade!

Dicas Extras:

Onde ficar em HELSINKI

A área central é a melhor região para se hospedar. Pode ser na região do Kamppi, do Kluuvi, próximo a Punavuori ou a Esplanadi. Desta forma, você poderá fazer quase tudo à pe e se precisar utilizar o transporte público, terá todas as opções disponíveis.

Booking.com

Qual a melhor forma de se locomover em HELSINKI

Você pode fazer muitas coisas à pé, já que o centro é relativamente pequeno e concentra a maioria das atrações. Entretanto, se precisar, o transporte de público de Helsinki é um dos melhores do país. Ele é dividido por zonas e com um bilhete A/B, você poderá visitar uma região ampla da cidade. Já para se desclocar do aeroporto internacional até o centro, você terá que comprar o bilhete A/B/C. Uma opção é comprar bilhetes semanais ou para os dias que você for ficar na cidade. Desta forma, você pagará um pouco menos por unidade. Você pode traçar sua rota ver mais informações pelo site ou app do HSL.

Se você quiser conhecer o Parque Nacional do Nuuksio, você também pode ir de ônibus. Porém, a viagem demorará muito mais do que se você for de carro. Neste caso, você pode alugar um no aeroporto ou no centro da cidade. Para ir até Porvoo, por exemplo, você pode ir de ônibus pelas empresas Omnibus ou Matkahuolto e saem do Terminal Rodoviário do Kamppi. As passagens precisam ser compradas online. Também é muito fácil se deslocar de trem pelo país e a empresa que opera é a VR.

Espero ter te inspirado a viajar pra cá e desbravar esta cultura que é tão diferente da nossa brasileira. A Finlândia é um país incrível e será um prazer te receber por aqui!

Quer conhecer mais da Finlândia? Fale com a Lili!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *