Tax Free – Entenda de uma vez por todas como usar esse benefício!

Comprinhas são inevitáveis, seja por diversão, para presentear ou por necessidade, sempre acabamos comprando alguma coisa. A boa notícia é que parte do valor gasto pode voltar para o seu bolso, via programa Tax Free, mas existem algumas regras para isso.

E esse é o tema desse post, mas vale lembrar que as regras que falarei são da da união européia, porém meus exemplos são sempre referentes ao aeroporto de Amsterdam (Schiphol), para outros destinos, por favor se informe no site do aeroporto os locais de atendimento.

O que é Tax Free?

Trata-se do reembolso sobre o imposto embutido nos preços dos produtos comercializados na união européia. Denominado VAT, mas na tradução fica IVA. O cálculo é mais ou menos 10% do valor que você gastou na loja. Contudo, caso queira fazer uma estimativa mais precisa acesse calculator.easytaxfree.com.

Importante dizer que nem todas as lojas são afiliadas ao programa. Geralmente tem adesivos no caixa avisando se participam, mas você pode perguntar. De qualquer maneira, você precisa pedir pelo Tax Free na hora do pagamento.

As condições para ter direito ao reembolso na Holanda são:

  • Viver fora da União Europeia
  • Valor mínimo da notinha/recibo €50,00. Ou seja, mesma loja e mesmo dia, não vale querer juntar notas para somar os 50,00.
  • Solicitar o reembolso dentro de 90 dias da emissão do recibo.

Ressalto aqui, que o valor mínimo de consumo, assim como a porcentagem de imposto, variam entre os países europeus.

Onde solicitar o reembolso?

Você fará todo o processo no aeroporto. Tenha em mente que existe mais de um programa para recuperar o IVA, então pode ser que você tenha que ir em mais de um ponto no aeroporto. Portanto, vá para o Schiphol um pouco mais cedo no dia do seu vôo.

Talvez queira ler:

Como ir do Aeroporto de Amsterdam ao centro da cidade.

Tudo sobre o transporte público em Amsterdam

Quando fazer?

A solicitação de reembolso de suas compras deve ser feita na sua saída da união européia. Exemplo: Vai viajar para Londres, Paris e Amsterdam. Guarde todas as notas e formulários e apresente-os no aeroporto de Amsterdam.

Como fazer a solicitação do Tax Free:

1. Solicite o formulário livre de impostos nas lojas afiliadas

Primeiramente, peça o Tax Free no momento do pagamento. O caixa te entregará um formulário para que você coloque seus dados, não precisa fazer isso na hora mas deve fazer antes de ir ao aeroporto.

Atenção: para recuperar o IVA, pode ser solicitado (no passo 2) para mostrar suas compras. As mesmas devem estar no pacote fechado. Sendo assim, faça todo esse processo antes de despachar as malas.

2. Adquira os carimbos alfandegários no aeroporto

Vá ao o contador de alfândega, no desembarque 3. Entregue seu formulário livre de impostos preenchido e com o recibo original. Após a aprovação, você receberá um carimbo no formulário. 

Caso esteja em conexão ou suas compras estejam em sua bagagem de mão, você pode organizar o reembolso de impostos no balcão da alfândega no Lounge 3.

Nota: você precisa do seu passaporte, cartão de embarque, formulário e compras no balcão da alfândega. Então, deixe todos em fácil acesso.

3. Vá para o programa de restituição de impostos correto para receber seu dinheiro

Parceiros do Tax Free:

Existem duas empresas responsáveis pelos programas de reembolso:

Global Blue (EN)

Taxe Free

GWK Travelex, que integra três programas distintos:

Premier Tax Free (EN) , Easy Tax Free e Innova Tax Free (EN) 

Tax Free

.

Com os documentos carimbos, dirija-se aos parceiros do programa Tax Free para solicitar seu reembolso. Verifique no formulário que você preencheu qual o nome do parceiro, evitando assim perder tempo na fila errada. O ponto de atendimento de ambos, Global Blue e GWK Travelex, estão perto do balcão da alfândega.

A devolução do imposto pode ser feita através do seu cartão de crédito ou pago em dinheiro na moeda de sua escolha. Mas, antes de escolher, verifique bem as taxas de serviços das opções.

Outra opção, para quem esteja com pressa ou não queira enfrentar outra fila, é depositar os formulários, completamente preenchidos e carimbados em uma caixa de correio especial. Você encontrará esta caixa perto do balcão da alfândega. Mas, nesse caso o valor será automaticamente transferido para seu cartão de crédito. Se optar por enviar por “correio” o seu formulário, fotografe seus recibos para que possa questionar a empresa, em caso de dúvidas.

Quer falar comigo?

Em caso de dúvidas deixe um comentário aqui embaixo ou entre em contato via [email protected].

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá!devo estar chegando cedo no aeroporto de Amsterdam e gostaria de saber se a restituição do tax freemont estará aberta as 7:00 a.m obrigada

    • Oi, existem duas agencias diferentes que atuam aqui em Amsterdam e os horários de atendimento são:
      Global Blue – 07:00 – 20:30
      GWK Travelex – 08:00 – 15:00