Como conhecer mais lugares de forma econômica utilizando o Stopover?

Uma ótima maneira de conhecer mais lugares, e ainda economizar, em apenas uma viagem é por meio de Stopover. Para que não conhece o termo ou não está familiarizado, trata-se de uma “parada prolongada” de alguns dias na cidade de conexão do seu voo, podendo ser tanto no trecho da ida, no da volta, ou em ambos. Assim, se você vai de São Paulo para Barcelona, na Espanha, mas seu voo tem uma conexão de 4h em Lisboa, você pode solicitar o “aumento” desse período por até seis dias e aproveitar para conhecer a capital portuguesa. Ou seja, são duas viagens pelo preço de uma.

Seguros Promo

O que é exatamente um Stopover

A maioria dos voos internacionais saindo do Brasil, e até mesmo os voos nacionais, possuem conexão em um ou mais lugares de acordo com o destino. Dependendo do tempo da conexão, é possível que o passageiro deixe o aeroporto por algumas horas para conhecer o lugar, principalmente naqueles em que há linhas de metrô ligando o aeroporto ao centro da cidade.

O Stopover permite que esse período de conexão seja de até seis dias (dependendo da companhia aérea) e muita vezes de forma totalmente gratuita. Assim, ao invés de desejar sair do aeroporto mas ficar com receio de perder o próximo embarque, o próprio passageiro já planeja o Stopover de acordo com sua preferência e no momento da compra da passagem aérea.

O Stopover acaba sendo um ótimo custo-benefício para o passageiro, principalmente para aqueles que estão fazendo um mochilão por vários lugares, ou que vai viajar pela Europa. Com a proximidade dos países europeus, é quase impossível não querer conhecer mais de um em apenas uma viagem.

Destino Amsterdam? Não deixe de falar comigo para passeios e transfer!

Como comprar passagem com Stopover

Para comprar uma passagem aérea com Stopover, você precisa incluir a parada que deseja na busca, através da opção multi-destino, e verificar se a companhia fornece essa possibilidade. Por exemplo: Se você vai de São Paulo para Paris e quer conhecer Lisboa, simule um voo de São Paulo para Lisboa, depois de Lisboa para Paris e a volta de Paris para São Paulo. A outra opção é pesquisar na própria aba de Stopover das companhias aéreas que oferecem o serviço, veja abaixo.

Também dá para pesquisar por passagens multi-destinos em sites de buscas, como Decolar, Skyscanner, Google Flights e Kayk. A dica para saber se a passagem sofreu aumento por conta da simulação do Stopover é pesquisar o valor dela com e sem a conexão prolongada e em diferentes sites. Você também pode criar alertas nos sites e assim receber a notificação de promoção da passagem no seu email.

É importante ressaltar ainda que cada companhia aérea tem sua própria regra, com Stopover variando de um a seis dias, podendo ser gratuito ou não. A KLM, por exemplo, cobra em alguns casos a taxa de embarque. Além disso, é preciso conferir as regras de cada companhia em relação a bagagem, pois em caso de Stopover, ela deverá ser retirada no aeroporto da conexão e despachada novamente no próximo embarque.

Principais companhias aéreas que permitem o stopover

TAP

Você pode fazer uma parada de um a cinco dias em Lisboa ou na cidade do Porto, em Portugal, comprando uma passagem para Europa pela​ ​TAP​. O Stopover é elegível tanto no voo da ida como no voo da volta, sem custo adicional. Além disso, a viagem pode ser multi-destinos, ou seja, partindo de um destino e voltando de outro. Assim, você pode ir de São Paulo para Lisboa, com Stopover no Porto, e voltando de Barcelona, por exemplo.

Para pesquisar e/ou selecionar, basta ir no site da TAP e no menu de pesquisa de voos selecionar a opção Stopover. Esse tipo de voo também será informado na pesquisa normal, caso ele esteja disponível. Contudo, é importante ressaltar que o Stopover da TAP só pode ser utilizado em uma das partes da viagem (ou na ida ou na volta).

KLM

Já a empresa aérea​ ​KLM​ oferece Stopover em Amsterdam, na Holanda, para todos os voos operados pela empresa e em todas as classes de reserva, tanto em voos de ida, como em voos da volta. Cada passageiro tem direito a pelo menos um Stopover grátis, contudo taxas de aeroporto poderão ser aplicadas.

Para selecionar o Stopover da KLM, basta pesquisar os voos através da aba multi-destinos, colocando uma parada em Amsterdam em um dos trechos da viagem.

IBERIA

Uma a seis noites são oferecidos no Stopover Hola Madri da Iberia, que é elegível em voos de qualquer lugar do mundo para a capital espanhola, sem custo adicional. No entanto, a parada só é válida para uma das partes do voo (ou na ida ou na volta).

Para selecionar o Stopover Hola Madri, basta pesquisar sua passagem na aba específica da empresa (​aqui​) e selecionar em qual trecho deseja fazer a parada em Madri.

Stopover em Voos Nacionais

LATAM

Já a​ ​LATAM​ ​oferece stopover de um a três dias em São Paulo em voos com conexão nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas ou Viracopos (Campinas). A parada é válida tanto para voos nacionais como para voos internacionais. Para isso, na hora da busca no site da Latam, basta selecionar o serviço na ida ou na volta da viagem. De acordo com a empresa, o Stopover não vale para passagens resgatadas pelo programa de pontos da Latam.

Gol

A​ ​Gol​ ​também oferece parada em São Paulo ou Campinas em voos com conexão nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas ou Viracopos (Campinas). Contudo o Stopover é de no máximo dois dias (segundo as regras da companhia, ele deve ser de no mínimo 12h, terminando às 23h59 do segundo dia de parada). Todavia, a taxa de embarque será aplicada em cada trecho do voo.

Além disso, o embarque após o Stopover será obrigatoriamente no aeroporto de desembarque do primeiro trecho do voo. Para selecionar o Stopover, basta selecionar a opção durante a busca da passagem.

utilizando o Stopover

Você já utilizou o Stopover em alguma de suas viagens, o que achou? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *