Os detalhes encantadores das ruas de Amsterdam

Para se apaixonar pela capital holandesa não é preciso muito. Basta caminhar pelas ruas de Amsterdam para se encantar com tantos detalhes e beleza. A arquitetura das casas e ruas ( e canais) é ímpar e é por isso que sempre recomendo um passeio a pé por aqui. Preferencialmente sem pressa e com uma câmera na mão, rs

Os encantos urbanos são muitos, mas hoje vou listar alguns para te dar uma ajudinha na hora de montar sua rota de caminhada.

Se quiser mais dicas do que fazer por aqui leia:

O que fazer em Amsterdam

15 atrações grátis em Amsterdam

Top 5 museus em Amsterdam

Cidades para fazer bate-volta de Amsterdam

ruas de Amsterdam

Antes das ruas, vamos falar dos canais de Amsterdam…

A primeira sugestão – que é mais uma imposição que um convite, pois não pode ficar de fora da sua visita por aqui – é o Cinturão do Canal de Amsterdam. Essa região foi adicionada em 2010 ao Patrimônio Mundial da UNESCO, ao andar por lá você vai entender o porque.

O cinturão de canais (Grachtengordel em holandês) foi construído no século XVII em torno do antigo centro da cidade. Era o bairro de moradia de ricos comerciantes da época, por isso as casas, além de belas, são maiores que nas demais regiões centrais da cidade. Procure no mapa pelas famosas ruas de Amsterdam: Herengracht, Keizersgracht e Prinsengracht e deslumbre essa típica e linda vista.

Aproveite que está passeando por aqui e vá até o cruzamento da Reguliersgracht e da Herengracht. De pé sobre esta ponte com as costas para a Thorbeckeplein, você verá seis pontes em uma fileira. À esquerda, você encontrará mais seis sobre o canal Herengracht e à direita você verá mais duas, somando a que você está situado, são 15 pontes que formam uma linda perspectiva para nos apaixonarmos ainda mais pela cidade. Embora seja lindo em qualquer momento, vale a pena vir a noite aqui, pois as pontes são iluminadas e deixam o cenário belíssimo e super romântico.

Perto dali também se encontra a Magere Brug, na tradução Ponte magra. É uma ponte levadiça de madeira pintada de branco no estilo holandês antigo de 1672. Se puder passe por ela de dia para ver o movimento dos barcos pelo rio Amstel. E á noite também, pois a iluminação a transforma em outro ponto queridinho de fotos e romance.

Casas em destaques pelas ruas de Amsterdam:

No geral as casas por aqui são de fachada estreita, isso rapidamente é notável ao perambular pela cidade. Uma das característica dos edifícios holandeses, antigos, é serem estreitos e longos, mas alguns superam as expectativas. Como é o caso da casa localizada na Oude Hoogstraat 22. A fachada tem apenas 2,02 metros de largura e a casa tem seis metros de profundidade.

Achou apertado? Então se prepara para a próxima dica.

Quer saber ainda mais das curiosidades e história daqui? Faça um tour guiado comigo!

O que muita gente não sabe, ou se sabe não consegue encontrar, é que a casa mais estreita do mundo está localizada em Amsterdam, no endereço: Singel, nº 7. A fachada é um pouco maior do que a porta da frente, com uma largura de apenas um metro. Isso sim que é aproveitamento de espaço né, rsrs

ruas de Amsterdam - casa mais estreita do mundo
achou ela aí no meio? Segunda da direita para esquerda.

A próxima rua para passear está próxima a praça dos museus, coisa de 5 minutinhos caminhando. Endeço: Roemer Visscherstraat nº20.

No meio do quarteirão, do lado direito da rua, você pode encontrar um grupo de casas que cada uma representa estilos arquitetônicos de países diferentes. O projeto intitulado Seven Countries-Houses (Sete Casas-Países) foi criado em em 1894 pelo arquiteto holandês Tjeerd Kuipers, e sua intenção era apresentar como a arquitetura nacional se desenvolveu na Alemanha (nº20), França (nº22), Espanha (nº24), Itália (nº26), Rússia (nº20), Holanda (nº30) e Inglaterra (nº30A).

ruas de Amsterdam - Seven Countries-Houses

Outras ruas de Amsterdam para conhecer…

A apenas 500 metros do grande burburinho turístico, a avenida Damrak, está localizada a rua Haarlemmerstraat e sua continuação chamada Haarlemmerdijkeste. Aqui é um ótimo local para conhecer a real Amsterdam. É uma rua comercial movimentada, com pequenas lojas e cafés. Muita coisa para ver! Recomendo andar por lá sem um lugar específico para ir.

Outro destino, mas dessa vez já mais conhecido pelos turistas, mas ainda muito frequentado pelos locais, é a área das 9 ruazinhas. Localizada no coração do centro histórico de Amsterdam, cruzando o anel interno do Cinturão de Canais. Aqui você encontrará pequenas boutiques exclusivas, as melhores lojas de segunda mão, restaurantes e cafés.

Apenas por curiosidade, os nomes das ruazinhas são: Reestraat, Hartenstraat, Gasthuismolensteeg, Berenstraat, Wolvenstraat, Oude Spiegelstraat, Runstraat, Huidenstraat e Wijde Heisteeg.

Veja também alguns monumentos da cidade:

Do ladinho do museus da Anne Frank, você encontrará o Homomonument, um triângulo de mármore construído em 1987 para homenagear todos aqueles que foram perseguidos e assassinados enquanto lutavam por respeito e direitos iguais.

O triângulo rosa foi o símbolo utilizado nos campos de concentração para indicar os homossexuais, assim como as estrelas de David foram usadas para sinalizar os judeus. Entretanto, desde os anos 70 o triângulo passou a ser um símbolo de orgulho na luta contra a opressão de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.

O monumento é composto de três triângulos em diferentes alturas, que se mesclam com a paisagem local, o que os deixam algumas vezes imperceptíveis.

Outra homenagem nas ruas de Amsterdam que não deve ficar de fora da sua lista é a reprodução da Ronda Noturna, principal obra do artista holandês Rembrandt, que se encontra na Rembrandtplein ao redor da estátua do pintor.

ruas de Amsterdam - Rembrandtplein

Ali pertinho também fica o teatro Tuschinsky. O prédio é de 1919, mas atualmente é um cinema. Você pode entrar para dar uma espiada se quiser, mesmo que não vá assistir ao filme. O estilo interno original também foi mantido.

ruas de Amsterdam - Teatro Tuschinsky

Quero saber o que achou de Amsterdam, então quando vier, use a #amsterdampravoce.

Foto capa Emily,  nossa fotógrafa parceira. Clique aqui para saber mais!

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *