05 Comidinhas holandesas para se deliciar! #precisaprovar

Antes de começar a listar as comidinhas holandesas que você precisa provar em Amsterdam, quero dizer: esquece a dieta e se joga! rs

Todo país tem suas gulodices, aqueles snacks que ninguém resiste e convenhamos, resistir para quê, né? O post de hoje é sobre eles, até porque a Holanda não é conhecida pela sua gastronomia, são as comidinhas de rua e seus snacks que fazem sucesso por aqui.

Tenho duas recomendações para você. Primeiro: salve esse link nos favoritos e quando vier para cá prove todas as comidinhas da lista, tem mais é claro, mas coloquei o que você não pode deixar de provar. Segundo: coma sem culpa e queime as calorias caminhando por essa cidade maravilhosa!

Se quiser fazer um passeio guiado para conhecer o melhor de Amsterdam, fale comigo!

Bom, chega de falatório e vamos ao que interessa!

Você precisa provar: Patat frites

Os Holandeses adoram batatas e aqui a Batata Frita é muito famosa. Os belgas dizem que foram eles que inventaram e os holandeses concordam, mas dizem que as deles são mais saborosas.

Patat Frites
Patat frites

Geralmente vendidas em pequenas lojinhas em ruas movimentadas, servidas em cones de papel com variados molhos (mais de 20 opções para facilitar a nossa escolha rsrs). Diferentemente do Brasil, e outros países, onde é mais comum comermos com Katchup aqui eles preferem maionese, mas você escolhe o que preferir, inclusive pode pedir mais de um molho. São cobrados a parte sempre.

Uma versão bem dutch é a Patat Oorlog (literalmente guerra da batata) que consiste na tradicional batata frita com maionese, molho de amendoim e pedacinhos de cebola frita. 
Nunca provei essa mistura, mas se você provou deixa um comentário contando o que achou 😉

Acho que a mais famosa para os turistas é a Manneken Pis Amsterdam, localizada na Damrak (avenida super movimentada daqui) e pertinho da estação Central. Mas a minha favorita é outra, chama Van Wonderen Frieten, gosto pois o corte é mais fino. Ela fica perto das 9 Straatjes. Outra que o pessoal gosta bastante é a Vlaams Friethuis, pertinho da praça Spui.

Ainda não sabe onde vai ficar hospedado? Leia aqui dicas dos bairros em Amsterdam, ou faça sua reserva pelo Booking.com ( fazendo por aqui você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso)

Booking.com

Não deixe de provar em Amsterdam:

Bitterballen

Essa ameaça à boa forma é uma espécie de croquete redondo, servida com mostarda. O recheio tradicional é carne, mas em muitos estabelecimentos achamos a versão vegetariana, geralmente feita de cogumelos ou legumes. Eu acho todos uma delícia!

O Bitterballen é um petisco clássico no país, nunca falta no cardápio dos bares. E infelizmente, ou felizmente, ainda não achei o meu favorito para indicar aqui! Então, prove todos que puder, são uma delícia!

o que provar em Amsterdam - Bitterballen

Importante dizer que chega na mesa super quente. Então vá devagar na primeira mordida!

Outro petisco super clássico aqui é o Kaasstengel, que parece um rolinho primavera só que ao invés de vegetais é cheio de queijo. Eu super adoro, mas não é sempre que encontro no cardápio. Se achar, já sabe minha recomendação né?!

Kibbeling

o que provar em Amsterdam - kibbeling

Outra especialidade das ruas do país: kibbeling, nada mais nada menos que bacalhau frito! Pode ser feito também com pescada branca.

Ah! Mas vale dizer que é bacalhau fresco e não aquele que estamos acostumados no Brasil. Uma delícia minha gente!

Os pedaços de bacalhau frito e super crocantes, vêm acompanhados de molho aioli ( base de alho) mas você pode trocar por outro de sua preferência.

Obviamente que um país rodeado por água precisava ter um petisco clássico envolvendo peixe né. Tem outro por aqui que é um sucesso mas não pra mim, hahaha

Estou falando do Arenque cru (haring), um clássico holandês. A maneira típica de desfrutar esse prato é segurar o arenque pela cauda e borá boca abaixo!  Contudo, para os iniciantes recomendo a opção com pão, chama broodje haring. Esta opção conta com cebola e pickles, você pode pedir pickles extra para amenizar mais o sabor do peixe. Caso tenha coragem de provar, por favor escreve um comentário contando o que achou!

Você precisa provar em Amsterdam:

Stroopwafel

Agora vamos falar dos doces. Huuum, já estou com água na boca só de pensar.

O primeiro da lista não poderia ser outro. O stroopwafel é um biscoito de origem holandesa, em uma tradução livre significa “waffle com calda”. Nem preciso dizer que você deve provar esse aqui né. De preferência um feito na hora, mas caso não seja possível os de mercado também são muito gostosos e são um sucesso como lembrancinha para os amigos.

Stroopwafles

Dica extra, para ele ficar ainda mais gostoso. Coloque sobre a xícara do chá/café antes de comer, assim o vapor quentinho irá deixar o recheio amolecido e fica com carinha de feito na hora.

Para quem tiver vontade e oportunidade de provar um feito na hora, recomendo a feira Albert Cuyp para o tradicional ou a Van Wonderen Stroopwafels para os confeitados, como esses da foto.

Poffertjes

o que provar em Amsterdam - Poffertjes

Poffertjes, eu amo essas mini panquecas 😍 Você precisa provar!

Servidos nos restaurantes especializados em panquecas (Pannekoekenhuis) e geralmente cobertas com açúcar em pó e manteiga, mas você pode incrementar com Nutella, frutas e outras gordelícias. Servidas em 12 ou 24 unidades na porção e sempre quentinhas e fofinhas.

Aproveito para dizer que as panquecas também são muito famosas e queridas aqui na Holanda! Mais espessas que as tradicionais crêpes francesas, contudo mais finas que as pancakes americanas, as pannenkoeken holandesas são uma delícia! E você encontra diversas casas especializadas e pode escolher entre opções salgadas e doces. Super vale a pena experimentar.

Ah, e você pode come-las de café da manhã, almoço ou janta. Não tem desculpa para não comer uma! Qualquer hora é hora para panquecas! Você pode inclusive comer panquecas enquanto faz um cruzeiro, reserve aqui seu ingresso.

Espero que tenha gostado e que prove todos quando vier. Se precisar de alguma ajuda, não deixe de me escrever!

⚠️Sinto dizer que você engordou alguns quilinhos só de ler esse post inteiro😜

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *