O que fazer em Munique – sugestão de roteiro!

Munique, a capital da Baviera (ou Bavária), é uma das mais cidades mais lindas da Alemanha. Além de muita história (os primeiros registros da cidade datam de 1158), Munique conquista corações pela sua bela arquitetura, deliciosa culinária, intensa vida cultural, pelos seus parques maravilhosos – e, é claro, pela sua tradição cervejeira! Afinal, estamos falando da terra da Oktoberfest, a festa que traz para a cidade mais de 6 milhões de visitantes todos os anos.

O que fazer em Munique

Informações Úteis

Documentação: Para turistas brasileiros, não é necessário visto para visitar a Alemanha (para permanência máxima de 90 dias). É necessário trazer passaporte válido por, no mínimo, três meses para além da data de saída prevista. É obrigatório ter um seguro saúde válido para o Espaço Schengen para a duração integral da estada, com uma cobertura mínima no valor de 30.000 euros.

AMSTERDAMPRAVOCE

Idioma: Alemão

Moeda: Euro

Fuso horário: O horário padrão da Alemanha é UTC +1 (4h+ em relação ao horário de Brasília). Aqui na Europa ainda é aplicado o horário de verão, então a diferença aumenta em 1h nesse período.

Voltagem: 230V com frequência de 50Hz

Tomada: tipo F, muito comum no Brasil.

Melhor época conhecer Munique: Essa é uma pergunta chave quando decidimos viajar. Sempre me perguntam o clima de Amsterdam e acho que quando vivemos no local conseguimos responder essa questão de forma muito mais completa. Pensando nisso e em te oferecer dicas incríveis sobre o que fazer em Munique, além de outras informações relevantes para seus dias de viagem, eu convidei uma guia brasileira que mora em Munique há cinco anos para escrever esse post.

Sendo assim, te apresento a Márcia! E não esquece de entrar em contato com ela quando for para Munique, além de passeios guiados em português ela tem muitas dicas boas da região!

Guia brasileira em Munique e arredores

Quando me mudei para a Alemanha, em 2015, realizei um sonho antigo de trabalhar com turismo (até então atuava na minha área de formação – o jornalismo/ marketing digital – em uma multinacional norte-americana).

Desde 2016, tenho uma empresa de receptivo e amo estar em contato com brasileiros no meu dia a dia, mostrando os cantinhos que mais amo da região que escolhi para viver. Atuo como guia brasileira em Munique e arredores com extremo carinho e dedicação – e o que me deixa mais feliz é que muitos clientes/turistas acabam se tornando amigos para a vida!

Além de oferecer passeios guiados privativos em português dentro da cidade de Munique, tenho também vários roteiros a cidades e atrações próximas. Sou apaixonada pela qualidade de vida, infraestrutura impecável e a segurança incrível que a capital bávara oferece. Por tudo isso, sei que sou altamente suspeita para falar, mas o meu primeiro conselho é o seguinte: não deixe Munique fora do seu roteiro pela Europa!

Quando visitar Munique

O que fazer em Munique

Muita gente me pergunta qual a melhor época para vir para Munique. A verdade é que cada época tem a sua beleza, então a resposta à essa pergunta vai depender inteiramente da sua intenção:

  • Se você gosta de fugir do calor do verão brasileiro e deseja ver neve, os melhores meses são janeiro, fevereiro e março.
  • Mas se a primavera faz o seu coração bater mais forte, não deixe de ver Munique florida e colorida entre abril e maio.
  • Caso você deseje curtir dias longos, ensolarados e pegar um calorzinho por aqui, então marque sua viagem para os meses de junho, julho e agosto.
  • Se é fã de cerveja, não deixe de vir pelo menos uma vez na vida à Oktoberfest de Munique: ela acontece todos os anos entre o meio de setembro e o início de outubro.
  • Se ama aquela paisagem em tons de dourado, então venha entre o fim de outubro e início de novembro. O outono por aqui é um espetáculo!
  • E por sim, se você é fã do clima natalino, então agende sua viagem a Munique entre o final de novembro até a semana do Natal. É nesta época que acontecem os famosos mercados de Natal da Alemanha. Eles são encantadores e nos transportam para um cenário de sonhos!

O que fazer em MuniqueImperdível!

O que fazer em Munique - Nymphenburg

Nem pense em reservar apenas um dia para Munique! Aqui temos uma variedade enorme de atrações dentro da cidade e nas regiões próximas. Munique é um excelente ponto de partida para bate-voltas!

O número de dias em que você permanecerá por aqui vai depender do que deseja fazer. Para ajudar nesta definição do seu roteiro, vou dar abaixo 10 dicas sobre o que fazer em Munique e arredores:

Centro histórico de Munique

Importante dizer que o centro histórico de Munique é muito mais do que a famosa (e linda) Marienplatz. Vale a pena reservar, pelo menos, meio dia para um passeio guiado.

Parques e Complexo BMW

O Jardim Inglês de Munique vale muito a sua visita – é um dos maiores parques urbanos do mundo e é lá onde o pessoal costuma pegar onda no rio! Além disso, o Parque Olímpico de Munique, construído para as Olimpíadas de 1972, é outra área verde que vale ser conhecida – você pode combinar a visita com o Mundo e Museu BMW, que ficam praticamente dentro do Parque Olímpico.

Cervejarias e Biergärten

Não deixe de provar as cervejas das 6 grandes cervejarias de Munique – a cerveja mais popular e antiga da cidade é a Augustiner! Se vier para Munique durante os meses quentes, aproveite um dos vários Biergärten da cidade, que são perfeitos para apreciar as cervejas e a culinária local! Eu amo o Biergarten da cervejaria Augustiner Keller e o Biergarten da Torre Chinesa, no Jardim Inglês!

Palácios Residenz e Nymphenburg

O Palácio Residenz é um dos maiores palácios urbanos da Europa e seu interior é simplesmente espetacular! Ele foi residência dos reis e duques da Baviera. Já o Palácio Nymphenburg, um dos palácios de verão da corte, tem um interior lindíssimo e jardins com canais incríveis, onde você pode até mesmo andar de gôndola nos meses quentes! Reserve um dia para conhecer ambos os palácios de Munique.

Museu Alemão

Se tem um museu que você deve visitar em Munique, é o Museu Alemão de ciência de tecnologia. É incrível e imenso! É possível que você passe o dia lá dentro!

História do Nacional Socialismo e Campo de Concentração de Dachau

Sabia que Munique foi o berço do Nacional Socialismo? Por isso, se você se interessa por este período histórico, não deixe de fazer um tour guiado temático de meio dia. Pertinho de Munique, fica também o Campo de Concentração de Dachau, o primeiro campo nazista, que pode ser visitado em cerca de 3 ou 4 horas.

Estádio do Bayern de Munique

Conhecer um dos mais modernos e bonitos estádios do mundo é algo que não deve faltar no roteiro dos apaixonados por futebol. Em metade do dia, você faz o tour guiado no Allianz Arena, conhece o museu que conta a história do Bayern de Munique e ainda visita a megastore do time mais amado da Baviera!

Fazer compras

Munique é um excelente destino para fazer compras. No centro histórico, há ruas comerciais que são uma verdadeira tentação. Mesmo em tempo de Euro nas alturas é possível encontrar boas pechinchas!

Bate-voltas para conhecer cidades próximas

O que fazer em Munique - Castelo Neuschwanstein

Você pode visitar as lindas cidades de Landsberg am Lech (passeio de meio dia), Mittenwald (passeio de dia inteiro), por exemplo. Ou então fazer um bate-voltas utilizando Munique como ponto de partida, algumas das atrações que considero imperdíveis nos arredores:

  • conhecer o belíssimo Castelo Neuschwanstein,
  • visitar a encantadora Salzburgo (na Áustria) ou
  • o ir até o ponto mais alto da Alemanha (Zugspitze, nos alpes alemães).

Todos são passeios de dia inteiro.

Onde ficar em Munique

Na minha opinião, os melhores lugares para se hospedar em Munique são no centro histórico e nos arredores da estação central de trens (Hauptbahnhof).

Ambas as regiões são bem servidas de hotéis. Ao se hospedar nelas, você poderá se locomover a pé por várias das atrações de Munique, terá acesso fácil ao comércio, à excelente rede de transporte público da cidade e a muitos restaurantes.

Booking.com

Qual a melhor forma de se locomover em Munique

Munique é uma cidade para ser explorada a pé ou de transporte público. Não há necessidade de alugar carro para se locomover na cidade.

Além disso, para visitar cidades próximas, você pode contar com a excelente infraestrutura de transporte integrado da Alemanha: os trens são ótimas opções para se deslocar entre Munique e outras cidades. Eles são confortáveis e geralmente muito pontuais!

Na dúvida entre avião, ônibus ou trem? Compare aqui e veja a melhor opção para sua viagem!

Espero que essas dicas tenham aguçado sua vontade de visitar Munique! Ainda na dúvida de destino para as próximas férias, veja outras sugestões de roteiros clicando aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *