O que fazer em Lisboa – Dicas para um roteiro fabuloso na capital Portuguesa!

A capital de Portugal é uma das cidades mais antigas da Europa, encanta pela sua história, gastronomia e a arquitetura fascinante. Com dezenas de igrejas, monumentos, templos e praças, o que não falta são ótimas opções na lista de o que fazer em Lisboa.

Você sabia que Lisboa é uma das cidades do mundo mais visitadas por brasileiros? Talvez seja pelo idioma, ou quem sabe pela proximidade histórica, ou pelo bom vinho e gastronomia deliciosa… Razões não faltam, essa cidade é incrível e não tenho dúvidas que você vai amar. Anote todas as dicas a seguir e bóra voar para Lisboa!

Veja outros destinos que falam português!

O que fazer em Lisboa

Informações úteis

Idioma: A língua oficial do país é o português, mas atenção que algumas palavrinhas por lá são completamente diferentes do que estamos acostumados. Veja alguns exemplos:

Comboio – Trem

Telemóvel – Celular

Paragem – Ponto de ônibus

Casa/quarto de banho – Banheiro

Fato de banho – Maiô ou biquíni

Peão – Pedestre

Passadeira – Faixa de pedestre

Fino – chopp

Sumo – suco

Chávena – xícara

Pequeno almoço – café da manhã

Fiambre – presunto

Rapariga – moça ( moça e moço não é bem visto por lá, evite falar!)

Seguros Promo

Visto: Brasileiros não precisam de visto de turismo para até 3 meses de permanência. Veja aqui a documentação completa de viagem.

Fuso horário: A diferença de horário em relação ao Brasil costuma ser +3h, porém durante o horário de verão europeu Portugal fica com 4 horas a mais em relação ao horário de Brasília.

Moeda: Euro (€).

Tomada: O padrão europeu tem dois pinos e é arredondado, não é tão diferente da usada no Brasil, mas para evitar problemas eu sempre recomendo levar um adaptador de tomadas universal. Voltagem 220V.

Quando visitar Lisboa

O que fazer em Lisboa

O clima de Lisboa é um dos mais desejados da Europa. Com estações bem definidas, o verão lisboeta ( junho a setembro) pode chegar a 35/40ºC nos meses de julho e agosto. Porém a média da estação é 25ºC. E no inverno a cidade não fica extremamente fria como em outras cidades européias, dificilmente ultrapassando a mínima de 8ºC .

Alta temporada

De julho a agosto temos o pico da alta temporada na Europa, além de ser o auge do verão é a época de férias escolares.

Eu gosto e recomendo visitar o país em Junho, pois é o mês dos santos padroeiros e festas típicas. E além de ser muito animado ainda não tem tanta gente. Se você deseja conhecer as praias portuguesas, mas fugir dos altos preços e multidões, recomendo setembro.

Média temporada

Primavera e outono (março a maio / setembro a outubro) proporcionam temperaturas mais agradáveis e cidades mais vazias. São minhas estações favoritas para viajar.

Baixa temporada

Os meses mais baratos para viajar para Lisboa são entre novembro a fevereiro, exceto durante o período as festas. O inverno em Lisboa é ameno com temperaturas similares ao do sudeste brasileiro.

Conheça mais de Portugal economizando nas passagens, faça Stopover!

O que fazer em Lisboa – Imperdível

Praça do Comércio

A Praça do Comércio é uma das maiores praças da Europa com vários restaurantes, cafés, lojas de todos os tipos para você conhecer. É um local bem aconchegante para passar um fim de tarde e apreciar um pôr do sol.

Está localizada no centro histórico e, caso você não esteja hospedado na região, para chegar lá você irá descer na estação de metrô Terreiro do Paço.

Praça do Comércio Lisboa

Rua Augusta

A Rua Augusta é famosa em Portugal, se estende do Arco Triunfal até a Praça do Rossio. Nessa rua não faltam opções de restaurantes com mesas ocupando quase a rua inteira.

Localizada no Centro Histórico, também se destaca para quem gosta de fazer compras. Caso você não esteja hospedado na região a melhor maneira de chegar até lá é pegando o metrô e descendo na estação Baixo-Chiado (linhas A e C).

Elevador de Santa Justa

Conhecido por sua beleza, funcionando numa torre em estilo neo-gótico, o Elevador de Santa Justa se encontra na interseção das Ruas Áurea com a de Santa Justa. Dá acesso ao Largo do Carmo, onde fica o convento de mesmo nome. Uma dica, você pode caminhar até o Largo do Carmo e subir apenas o último nível de elevador, é mais barato, tem menos fila e a vista da cidade é linda lá de cima.

Praça do Rossio

Localizada próxima a rua Augusta, a Praça do Rossio, ou Praça Dom Pedro IV, reúne vários restaurantes, lojas e hotéis no seu entorno. 

A grande atração da praça é uma enorme estátua de Dom Pedro IV (conhecido como Dom Pedro I no Brasil), que tem quase 30 metros de altura. Os desenhos da calçada são parecidos com o famoso “calçadão” do Rio de Janeiro.

Mosteiro dos Jerônimos:

O Mosteiro dos Jerônimos é protegido pela UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal. Trata-se de um enorme mosteiro construído em 1500 e que abriga os túmulos de Vasco da Gama e Camões. Possui uma arquitetura manuelina magnifica, conta ainda com belos jardins e fonte ao redor.

Fica localizado na Praça do Império e a melhor maneira de chegar até lá é de bonde, através da linha 15.a

Parada Obrigatória: Aqui pertinho fica a confeitaria do melhor pastel de nata do país. Além disso, só aqui esse famoso doce português pode receber o nome de Pastel de Belém. A fila é grande contudo vale super a pena!

Mas atenção pois existe uma fila “para viagem” e outra se quiser entrar e sentar. Na verdade para a segunda opção basta entrar na cafeteria e tentar achar uma mesa, é um labirinto lá dentro mas com um pouco de paciência você encontra um espaço.

Torre de Belém:

A Torre de Belém é um dos símbolos do país. Construída de 1514 a 1520 com a função de proteger a cidade, o monumento é Patrimônio Cultural da Unesco desde 1983. Na parte interna da Torre tem vários locais interessantes e cheios de histórias para visitar. Na parte externa admiramos as belas fachadas. 

A Torre de Belém está localizada na costa de Belém e a melhor forma de chegar lá é de bonde, através da linha 15. Você pode fazer esse passeio junto com o Mosteiro dos Jerônimos, já que são próximos um do outro.

Torre de Belém Lisboa

Padrão dos Descobrimentos:

Esse é um monumento de 52 metros de altura e é uma grande homenagem de um dos descobridores de Portugal: Henrique o Navegante.

É possível subir os 52 metros em um elevador, para que você tenha uma vista panorâmica da região.

O monumento fica localizado próximo à Torre de Belém e para chegar até lá a melhor opção é também a linha 15 do bonde.

Valor: 6 euros (adultos) / 3 euros (maiores de 65 anos e portadores do cartão jovem) / Grátis (menores de 12 anos)

Castelo de São Jorge:

Além de parecer um cenário de filme, possui as melhores vistas para da capital portuguesa. O Castelo é repleto de histórias e foi cenário de inúmeras intervenções históricas.

O Castelo de São Jorge fica localizado no alto da colina São Jorge e a melhor opção para chegar até lá é de bonde, usando a linha 28.

Vistas de Lisboa

Vista de Lisboa

Eu adoro miradouros, sempre que viajo procuro as melhores vistas da cidade. Sendo assim, recomendo três pontos para admirar Lisboa por outro angulo.

Miradouros Senhora do Monte e Santa Luzia

Localizado no bairro Alfama, um bairro delicinha de caminhar, temos duas opções de mirantes. O miradouro da Senhora do Monte, que fica mais no alto mas ambos tem uma vista linda da cidade.

Miradouro São Pedro de Alcântara

Localizado na descida do Bairro Alto em direção à Praça de Camões, juntamente com os jardins de mesmo nome, está o miradouro de São Pedro de Alcântara.

Também recomendo para fazer em Lisboa

Não deixe de conhecer a Livraria Bertrand, fundada em 1732 e considerada a livraria mais antiga do mundo. Fica no bairro do Chiado e logo ali pertinho está o Café A Brasileira, outro ponto que não pode faltar na lista de o que fazer em Lisboa. Um café emblemático da capital portuguesa fundado em 1905 e favorito do poeta João Pessoa.

O que fazer em Lisboa - estátua João Pessoa

Lx Factory 

Localizado na região da Alcântara, o x Factory é um espaço descolado e relativamente novo na cidade. Trata-se de um antigo complexo industrial que hoje abriga lojas, restaurantes, bares, oficinas e uma agenda cultural sempre agitada.

Time Out Market Lisboa

Conhecido como Mercado da Ribera em Lisboa é mais uma parada obrigatória na sua viagem à Lisboa. O complexo é formado por vários restaurantes, sendo assim o lugar perfeito para experimentar a culinária portuguesa de uma forma muito autêntica e moderna.

Onde se hospedar em Lisboa

Lisboa tem opção para todos os gostos e bolsos. Mas, afinal, quais são os melhores bairros para se hospedar em Lisboa?

Selecionei alguns bairros da cidade para te ajudar na escolha de onde ficar na capital de Portugal. Basta clicar no nome para ver as hospedagens em casa um deles.

Qual a melhor forma de locomover em Lisboa?

Para usar o transporte público em Lisboa recomendo comprar o cartão Viva Viagem, que custa 50 centavos e você coloca créditos conforme precisar.  Ou optar pelo Lisboa Card, que permite viagens ilimitadas por 24h, 48h ou 72h, se você for usar muito o transporte público ele pode ser uma ótima opção! O valor do Lisboa Card é à partir de 19,90 euros.

Vale a pena alugar carro em Lisboa?

Se você pretende ficar somente em Lisboa não vale a pena alugar um carro, já que o transporte público na capital portuguesa funciona muito bem e atende praticamente todas as regiões da cidade.

No entanto, se você pretender conhecer as cidades vizinhas e o litoral a melhor opção é alugar um carro.  Além da praticidade, vai economizar bastante tempo de deslocamento de um local para o outro.

E aí, gostou? Agora é só montar o seu roteiro e conhecer uma das cidades mais queridinhas da Europa!

Veja outros destinos aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *