Nova Autorização de entrada na Europa para Brasileiros

No início do mês, 5 de julho, foi aprovado pelo Parlamento Europeu uma nova medida para combater a crise migratória e o terrorismo em seus países-membros. Chamado de Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (Etias, na sigla em inglês), trata-se de uma nova autorização para entrar nos países europeus membros do Tratado de Scheguen e aplica-se ao Brasil e mais 14 países da América Latina.

ÁREA DE SCHENGEN – PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA

Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Itália, Grécia, República Tcheca, Malta, Islândia, Liechtenstein, Noruega , Suíça

Veja aqui a lista completa dos documentos de viagem para a Europa.

Mas calma, apenas a partir de 2021 a nova autorização de viagem foi adiada para 2023, apenas a partir dessa data os brasileiros que fizerem uma viagem de turismo, negócios, para cuidados médicos ou simplesmente precisarem de uma conexão na Europa vão precisar de uma nova permissão da União Europeia (UE).

Contudo, é importante esclarecer que não se trata de um visto, o viajante não precisa ir ao consulado ou embaixada para adquirir o documento. Essa é uma autorização que permite ao turista viajar e entrar em qualquer um dos países-membros da União Europeia. O processo é simples, veja a seguir:

Como emitir a Autorização de viagem

Nova Autorização de Viagem

A autorização deverá ser solicitada através de um formulário online, informando dados pessoais, do país de destino e respondendo a um pequeno questionário. Cada autorização terá validade de três anos, mas caso seu passaporte expire antes disso, o documento deve ser emitido novamente.

Após envio do formulário e pagamento da taxa de €7,00, o pedido será processado pela base de dados avançada do sistema ETIAS. Se o pedido for aprovado, uma confirmação juntamente com o ETIAS será enviada, mas caso seja negado, um e-mail informando o motivo será enviado e o viajante terá a oportunidade de recorrer.

Todos os brasileiros com mais de 18 anos devem solicitar a nova autorização de viagem para entrar na Europa. Contudo, brasileiros com dupla nacionalidade, que tenham passaportes de países europeus não precisarão do ETIAS.

Os documentos que os brasileiros vão precisar ter para aplicar para um ETIAS são:

  • Ter um passaporte válido por 6 meses.
  • Correio eletrônico – seu visto ETIAS será enviado para o seu email.
  • Um cartão de débito ou de crédito válido para pagar a taxa do ETIAS.

O processo é simples e foi criado para melhorar a segurança das fronteiras internas da E.U., além disso promete ajudar na hora de entrar no velho continente diminuindo o tempo de espera e as filas nos controles de segurança dos aeroportos.

Veja também:

Como economizar em passagens aéreas.

Dicas de como economizar na sua viagem pela Europa.

Países que brasileiros não precisam de visto de viagem.

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *