Mitos, verdades e curiosidades sobre a Holanda

Uma vez perguntei no Instagram qual era a primeira coisa que vinha a mente ao pensar na Holanda e as respostas foram: bicicletas, moinhos de vento, tamancos de madeira, queijos, liberdade ( que englobam respostas como maconha e prostituição também) e tulipas. Realmente temos tudo isso por aqui, mas muitas vezes esses ícones nacionais estão envoltos em detalhes que vocês desconhecem ou conhecem errado. E por isso resolvi criar esse post de mitos, verdades e curiosidades sobre a Holanda.

Você sabia que o nome do país não é Holanda e nem Países Baixos

😱

Se traduzirmos Nederland, em neerlandês – idioma oficial do país -, seria País Baixo, no singular, pois tratasse da junção de todos os Países Baixos.

Hein?!

Voltemos alguns séculos na história, entre 1588 e 1795, mais especificamente falando. A área que atualmente representa o País Baixo era a República dos Sete Países Baixos Unidos. A república foi conquistada pelas tropas francesas em 1795 e tornou-se a República da Batávia. Napoleão nomeou seu irmão Louis como rei em 1806, transformando o país em um reino. Mesmo após a derrota de Napoleão, permaneceu como um reino sendo chamado de Reino dos Países Baixos.

Entendeu agora? Mas calma que tem mais, quero te contar outras curiosidades geográficas daqui.

Fazem parte do Reino dos Países Baixos os países: Aruba, Curaçao, Sint-Maarten e o País Baixo. Que seguiremos chamando de Países Baixos pois o mundo chama assim, e não seremos nós a reivindicar essa correção.

Mas por que os Países Baixos são conhecidos como Holanda?

O país é dividido em províncias e duas delas chamam Holanda, uma do Norte e outra do Sul, e é onde estão as principais cidades do país, como é o caso de Amsterdam, Haia e Rotterdam.

Na Era do Ouro do Reino dos Países a região chamada “Holanda” foi a mais importante para a economia e a riqueza de todo o reino. Por isso é tão comum usar Holanda para e referir ao país.

Os holandeses nunca usam Holanda para se referir ao país, mas ao torcer para o time nacional de futebol, com certeza ouviremos um coro gritando “Holland”!!

Não estou querendo te deixar confuso(a) mas as próximas curiosidades sobre a Holanda irão mexer com a sua cabeça. Tcham-tcham-tcham-tchaaam

Milhares de pessoas viagem para ver as flores da Holanda, o país é chamado carinhosamente de a “floricultura do mudo”. Aproximadamente 1.500 novas flores e plantas são criadas e cultivadas pelos produtores anualmente.

Embora por aqui tenhamos flores lindíssima, existe uma especial, que desde o século XVI, causa euforia e adoração. Sim, estou falando das Tulipas!

Muita gente pensa que as tulipas são Holandesas

curiosidades sobre a Holanda - tulipas

Mas isso não é verdade. As tulipas foram trazidas para a Holanda em 1593, pelo botânico Carolus Clusius. Embora sejam um símbolo nacional, elas não são nativas daqui. A tulipa começou a vida como uma flor selvagem nas encostas do Himalaya!

E vale acrescentar, visto que muita gente acha tem tulipas por todo lado por aqui: isso também não é verdade. Tulipas são delicadas e só florescem na primavera, a melhor época é abril. E o melhor lugar para apreciá-las é no parque Keukenhof e nos campos de flores.

Ok, mas os queijos Gouda e Edam são holandêses!

curiosidades sobre a Holanda - queijos

Te digo que isso não é bem verdade. Acontece que os nomes Gouda e Edam não são protegidos pela UE, portanto, qualquer outro país pode fabricá-los. A maioria dos queijos Gouda e Edam é produzida na Polônia, Alemanha, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Porém, um queijo com o nome “Gouda Holland” ou “Edam Holland” é, com certeza, fabricado na Holanda e recebeu status de protegido em 2010. Mas, não necessariamente é fabricado nas cidades de Gouda ou Edam.

Se você é apaixonado por queijos, precisa visitar uma das feiras de queijo que acontecem por aqui na primavera/verão, além de provar as delícias localmente produzidas pode conhecer um pouco mais das tradições que envolviam as vendas dos queijos antigamente, é uma viagem no tempo!

Na Holanda é tudo liberado

Outra clássica afirmação sobre os Países Baixos mas, mais uma vez, equivocada. Aqui é tudo organizado, inclusive a bagunça. Existem regras para tudo. Muitos não sabem mas é proibido beber na rua por exemplo, porém existem zonas delimitadas onde é permitido consumir bebidas alcólicas e no Dia do Rei também pode, afinal é tudo uma festa nesse dia.

Curiosidades sobre a Holanda – Maconha

curiosidades sobre a Holanda - maconha

O uso da maconha é tolerado na Holanda e não legalizado como todos falam.

Vou explicar de forma simplificada:

  • Apenas os coffeeshops podem vender maconha,
  • Proibida a venda para menores de 18 anos,
  • Os coffeeshops não vendem bebidas alcólicas e nem outras drogas,
  • Propagandas desses estabelecimentos são proibidas,
  • Você não pode portar mais de 5g de maconha,
  • Cada indivíduo pode plantar até 5 mudas da erva.

E aí, nesse último item, temos uma questão importante. De onde vem a maconha vendida nos coffeeshops? Podemos dizer que é um cenário meio esfumaçado, pois ninguém sabe e o governo deixa passar, afinal a coisa está funcionando bem: impostos são gerados e o consumo está organizado.

Curiosidades sobre a Holanda – Prostituição

curiosidades sobre a Holanda - prostituição

Desde 2000, a prostituição é oficialmente legal no país. Discussões, planos e idéias para regulamentar a prostituição vinham ocorrendo desde a década de 1950.

De acordo com a lei holandesa, as mulheres podem vender seu corpo e serviços por dinheiro quando:

  • Elas escolhem voluntariamente a profissão,
  • Tem 21 anos ou mais,
  • Sejam profissionais autônomas, ou seja, empresa aberta (nossa MEI no Brasil) e pagam impostos sobre sua renda.

A lei foi criada para proteger as prostitutas e combater a prostituição forçada. Mas infelizmente ainda existe muitos casos de tráfico humano.

Curiosidades sobre a Holanda

Mito ou Verdade?

Os canais são naturais

Mito. A maioria dos canais das cidades holandesas foi construída, geralmente por razões de transporte ou defesa da cidade.

As holandesas usam sapatos de madeira

curiosidades sobre a Holanda - tamancos de madeira

Embora os benefícios dos sapatos de madeira sejam ótimos, pois são resistentes, impermeáveis e possuem excelentes qualidades de isolamento: seus pés ficam quentes no inverno e frescos no verão. Hoje é muito raro encontrar alguém usando na cidade (exceto em alguma celebração cultural). É raro, mas ainda é possível ver os agricultores holandeses usando tamancos feitos de madeira. Digamos que eles saíram de moda (rs).

Atualmente, os tamancos se tornaram uma atração turística e são produzidos principalmente como lembrança. Sendo assim, podemos classificar essa afirmação como mito!

Quer ver como eles são feitos? Vem comigo que te levo em uma fábrica!

Todos os holandeses falam inglês

Dizer todos é errado. Mas, apesar das pesquisas mostrarem que 90% da população fala o idioma e com um bom nível. O que posso contar por experiência é que em Amsterdam e em outras cidades grandes você não terá problema em conversar em inglês. Porém quanto menor a cidade, mais interior, maior a dificuldade. E com os idosos também. Não posso afirmar que eles não saibam falar inglês mas sinto uma barreira em precisar falar em outro idioma que não o deles.

Fiz um post sobre o idioma oficial do país, veja aqui.

Os holandeses só andam de bicicleta

curiosidades sobre a Holanda - bicicleta

Nananinanão meus queridos. É verdade que existem aproximadamente 23 milhões de bicicletas na Holanda mas apenas um quarto da população usa sua magrela para mobilidade diária.

Então, apesar do mar de bicicletas que vemos por todos os lados nas ruas holandesas, bicicleta não é o principal meio de transporte por aqui. Mas é o meu, eu adoro e faço tudo que posso de bike 😉

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *