05 Mercados de Queijo próximos a Amsterdam – Saiba qual escolher para conhecer e se deliciar!

Antes de falar dos mercados de queijos que temos por aqui, preciso saber: Quantas pessoas você conhece que não gostam de queijo? Nenhuma né?! Se conhece alguém, suspeite, pois tem alguma coisa errada aí hahaha brincadeirinha 😜

A questão é, queijo é muito bom e a maioria adora! Além disso a Holanda é um país conhecido pela produção de queijos deliciosos. Então vir para cá e não provar nenhum, é inaceitável.

Sendo assim, vou te explicar todas as formas de provar esse saboroso clássico holandês. Você pode provar nas centenas de lojas em Amsterdam, que deixam amostras para os consumidores provarem e escolherem a melhor opção na hora da compra. Pode comprar nos mercados, que é mais barato, contudo você não prova e também não tem tantas variedades.

Também pode optar por uma degustação acompanhada de vinho, clique aqui e reserve já a sua. Sem dúvida, uma excelente opção.

Ou então, a melhor de todas as opções: Você pode ir à um mercado de queijos e conhecer essa rica tradição do país. Os mercados de queijo holandeses são gratuitos para visitar e são realizados em cidades encantadoras. Todos merecem sua visita. Mas, a má notícia é que só acontecem no verão, veja as datas a seguir.

Mercados de queijos

Calendário dos Mercados de Queijo

Se quiser fazer um passeio guiado para conhecer o melhor das cidades e conhecer mais sobre a história dos mercados de queijos, fale comigo!

Alkmaar

O mercado de queijo mais famoso e clássico está em Alkmaar. Não é apenas um mercado, mas sim um espetáculo especialmente para turistas. O mercado de queijo é cercado por um divertido mercado, onde você pode encontrar verdadeiros poffertjes holandeses, arenque, queijos de fabricantes locais, fabricante de tamancos, barracas de artesanato e muito mais!

Mercados de queijos - Alkmaar

Quando: Realizados as sextas-feiras, de 29 de março a 27 de setembro de 2019.

Horário: 10h às 13h.

Onde: Waagplein, 1811 MA, Alkmaar.

Como ir: Você pode ir de trem. Tem direto para lá, partindo da estação Central em Amsterdam. Chegando em Alkmaar, caminhe 15 minutinhos até a praça.

*E nos meses de Julho e Agosto tem feiras noturnas de terça-feira, das 19h às 21h.

Mercados de queijos – Edam

Edam fica pertinho de Amsterdam e Volendam. Embora Volendam seja muito mais famosa para o turismo do que Edam, Edam é super autêntica e agradável. A cidade mantém as tradições históricas de seu mercado de queijo. Os produtos são trazidos ao mercado por barcos e carroças puxadas por cavalos.

Quando: Todas as quartas-feiras, de 03 de julho a 21 de agosto.

Horário de funcionamento: 10h30 às 12h30.

Onde: Jan Nieuwenhuizenplein, 1135 WT, Edam.

Como ir: Utilize o ônibus 314 (Edam – Hoorn), saindo da estação Central em Amsterdam até a estação Edam, Busstation. Caminhe 500m até o mercado.

*Haverá também o mercado noturno em Edam no dia 10 de agosto (sábado), das 20h30 às 22h.

Mercados de queijos – Gouda

O nome do Queijo Gouda vem da cidade holandesa de Gouda. Anualmente, cerca de 300.000 pessoas visitam o mercado de queijo na cidade. A antiga casa de pesagem também abriga um museu onde você aprende tudo sobre o queijo holandês.

Mercados de queijos - Gouda

Quando: Acontecem de quintas-feiras, todas de Abril até Agosto (exceto 30 de maio).

Horário: 10h às 12h30

Onde: Markt 35, 2801 JG, Gouda

Como ir: Vá de trem, atenção pois alguns fazem baldeação. Mas tem opções direto de meia em meia hora. Desça na estação Gouda e caminhe 10 minutos até a praça do mercado.

Mercados de queijos – HOORN

Em cooperação com a queijaria Beemster, a cidade revive o mercado de queijos da Idade de Ouro holandesa. Assim como nas demais feiras, podemos apreciar toda encenação da comercialização do queijos. Com direito aos carregadores e comerciantes. A festa também é acompanhada de música.

Quando: Todas as terças-feiras, de 18 de junho a 27 de agosto de 2019 (exceto 13 de agosto).

Horário de funcionamento: das 12h às 15h45.

Localização: Roode Steen, 1621 CV, Hoorn.

Como ir: Trem direto até a cidade. Chegando na estação caminhe 10 minutinhos até o mercado.

Mercados de queijos – WOERDEN

Na pequena cidade de Woerden, perto de Utrecht, o mercado de queijos de 100 anos é real. Os agricultores das fazendas vizinhas trazem seus queijos para o mercado, onde são vendidos. Em todos os sábados da temporada existe o programa inclui degustação entre as 11:00 e o meio-dia. Há também uma feira em volta do mercado com queijo e produtos locais durante todo o dia.

Mercados de queijos - Woerden

Quando: Realizado nas manhãs de sábado, de 4 de maio a 31 de agosto.

Horário: das 11h às 12h.

Localização: Kerkplein, 3441 BH, Woerden.

Como ir: Trem de novo, mas atenção pois alguns fazem baldeação. Mas tem opções direto para a cidade. Chegando lá basta caminhar 10 minutos até a praça do mercado.

Vindo para Amsterdam, mas não sabe onde ficar? Leia dicas dos bairros da cidade.

Dúvidas sobre o transporte público na cidade? Então clica aqui para saber as opções de passe e como usar.

Um pouco da história dos mercados de queijos

Mercados de Queijos

Tradicionalmente, os produtores de queijo holandeses levavam seus queijos para a praça do mercado na cidade para vender, onde os compradores podiam degustar os queijos.

Caso eles gostassem do produto, eles iniciavam a barganhar o preço por meio de um ritual de aperto de mão ou “bater de palmas” (handjeklap). É interessante de ver, eles “batem” na palma da mão do outro e gritam o preço, em holandês o que parece uma discussão para os nossos ouvidos rs. E assim seguiam até chegarem a um acordo de valor, após a negociação os carregadores levavam o queijo até a casa de pesagem (de Waag).

Nos cinco mercados de queijos citados acima, você poderá apreciar como os mercados de queijos do século do ouro da Holanda aconteciam. Além disso, pode passear por lindas cidades do interior, experimentar queijos e curtir as feirinhas que acontecem em volta da praça do mercado. Aproveite para provar outras delícias típicas do país.

Eu gosto de todos os mercados, e como deu para perceber, super recomendo o passeio. Espero ter te inspirado e ajudado a organizar seus dias por aqui. Depois deixa um recadinho contando qual escolheu e o que achou.

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Adorei as dicas e maneira que você escreve. Parabéns pelo trabalho, vou continuar lendo suas recomendações!