10 Mercados de Natal na Holanda

Eu adoro o clima do Natal, as luzes pela cidade, os enfeites nas casas e vitrines, as comidas típicas da estação e as tradições da celebração. Mas a atmosfera natalina não seria completa sem os famosos mercados de natal. 

Os mercados de Natal são famosos no velho continente, é uma tradição das festas de final de ano. Muitas cidades européias organizam em suas praças dezenas de barraquinhas de comidas e doces, bebidas quentes, artesanatos natalinos e vários outros itens interessantes.

Eu sempre ouvi falar que os mercados da Alemanha eram incríveis, e realmente são, mas a Holanda não deixa nada a desejar. E é por isso que separei 10 mercados de natal para você passear e se divertir por aqui.

A maioria dos mercados de Natal é ao ar livre nas ruas de várias cidades holandesas, mas existem alguns fechados, que sempre são uma boa opção visto o clima imprevisível do país, então a diversão é garantida não importa o quão ruim seja o clima holandês.

Leia aqui dicas de como se vestir no inverno.

Esclareço que não fui em todos, ainda, mas colocarei o site oficial para que você dê uma olhadinha e veja qual parece mais interessante para você e sua família.

10 Mercados de Natal na Holanda

Mercado de Natal de Ice Village

De 13 a 26 de dezembro em Amsterdam

Mercados de Natal - Amsterdam

Realizado por duas semanas na Museumplein, a praça de importantes museus da capital holandesa, incluindo o Rijksmuseum, o Van Gogh e o Stedelijk.

O mercado acontece de 13 a 26 de dezembro, das 11h às 20h, mas atenção pois dia 25 e 26 termina às 17h. Além das muitas barracas para saborear deliciosos petiscos holandeses, como poffertjes e oliebollen, tem vinho quente e chocolate quente para aquecer os dias gelados. Também há patinação no gelo por lá, contudo a pista abre as portas dia 16 de novembro e continua até 2 de fevereiro no Ice Amsterdam, afinal patinação no gelo é o esporte favorito da estação.

Falando em favorito, não deixe de curtir o Light Festival quando vier! Atração sazonal que dura apenas 53 dias. Leia aqui.

Os próximos mercados de Natal da lista não são em Amsterdam, então se você quiser ver mais atividades na cidade, clique aqui.

Winter Village

7 de dezembro a 5 de janeiro em Amstelveen

Pertinho de Amsterdam, acontece por quase um mês o Winter Village Amstelveen. Um dos maiores mercados de Natal do Norte da Holanda. Também com chalés de comida e artigos natalinos, além de um bar e restaurante. E lógico, uma grande pista de patinação no gelo que é um sucesso para a família toda.

Site oficial do mercado

Desconto para patinação no gelo pelo Groupon

Mercado de Natal de Haarlem

7 e 8 de dezembro

Com mais de 300 barracas espalhadas por todo o centro da cidade, o mercado de Natal de Haarlem é um dos eventos mais famosos da época, pena que dura só um final de semana.

Além da diversidade de produtos e comidas, entre as barracas, estão espalhados coros cantando canções de Natal, o clima dessa feirinha é delicioso.

Eu adoro a cidade então recomendo aproveitar a viagem para passear por lá, veja aqui algumas dicas do que ver e fazer.

Horário de funcionamento:

  • Sábado: 10h – 21h
  • Domingo: 11h – 19h

Feira de Inverno Ahoy

De 5 a 8 de dezembro em Rotterdam

Durante quatro dias, das 10h as 17h, a feira de inverno Ahoy acontece em Rotterdam, em um dos maiores locais de eventos do país. É uma excelente opção para curtir o clima natalino e fugir do mau tempo, mas recomendo visitar a feira independentemente do clima, pois são dezenas de expositores oferecendo diversos produtos.

Por ser em um espaço de eventos fechado o mercado é pago. Reserve seus ingressos para Winter Fair Ahoy on-line e aproveite essa divertida festa de Natal!

Site oficial da feira

Ingresso com desconto pelo Groupon

Mercado de Natal de Dordrecht

De 13 a 15 de dezembro das 10h as 21h

O coração histórico de Dordrecht é o lar de um dos maiores mercados de Natal da Holanda, com centenas de barracas no cenário dos portos emblemáticos da cidade. Sem dúvida uma opção menos congestionada e muito charmosa.

Localizada ao sul de Rotterdam, Dordrecht é pequena com pouco mais de 100.000 habitantes, mas toda a cidade ganha vida durante o mercado de Natal.Com palcos de concertos e apresentações durante o final de semana.

ps: domingo fecha as 18h.

Mercado de Natal flutuante

De 13 a 24 de dezembro em Leiden

Mercados de Natal - Leiden

Eleito em 2016 como o melhor mercado de Natal da europa, comemora esse ano a nona edição do espetáculo flutuante nos canais da histórica cidade interior de Leiden. Sim, é isso mesmo que você leu: flutuante. Toda a estrutura da festa está montado sobre os canais da cidade.

São mais de 70 chalés de madeira cheios de coisas fofas para compramos e deliciosas para provarmos, mas também oferece várias apresentações e um passeio de barco no inverno. Sem falar na pista de gelo, também flutuante.

O passeio de barco sai de hora em hora e aos finais de semana a cada 30 minutos. Custa € 7,50 e inclui glüwein (vinho quente) e chocolate quente.

Funciona todos os dias das 12h ás 21h. Exceto no dia 13 de dezembro onde o mercado começa às 17h e na terça-feira 24 de dezembro que o mercado de Natal fecha às 18h.

Site oficial do mercado

Feira Real de Natal de Haia

De 12 a 23 de dezembro

A Royal Christmas Fair está situada no coração histórico de Haia. São mais de 80 chalés de Natal, milhares de luzes e um programa cultural diversificado.

Por lá você encontrará comidas e bebidas tradicionais, além de artesanatos e um ótimo programa de entretenimento, incluindo várias apresentações de coros infantis, companhias de teatro, conjuntos e contadores de histórias.

Assim como falei de Haarlem, também recomendo ir com tempo para aproveitar a cidade.

Acesso gratuito, de 12 a 22 de dezembro, das 12h às 21h.  No dia 23 fecha as 20h.

Site oficial

Mercado de Natal mágico de Maastricht

De 29 de novembro a 31 de dezembro

Mercados de Natal - Maastricht

Como o nome já sugere, é um mercado fabuloso, com um fascinante mix de inovação e tradição. Além de todo charme dos chalés de madeira repletos de comidas deliciosas e artesanatos, tem a clássica pista de patinação no gelo e você também pode se divertir em uma roda gigante.

A cidade fica mais distante de Amsterdam, cerca de 3h horas trem. Então você pode optar em dormir por lá e aproveitar no dia seguinte outra tradição de natal holandesa, que fica ali do lado e é a próxima da lista.

ps: a cidade é linda então não vá apenas para o mercado, tente passear um pouco por Maastricht. Tenho certeza que irá gostar!

Site oficial

Vale ressaltar que é alta temporada, então caso decida passar o final de semana, reserve com antecedência sua hospedagem.

Booking.com

Mercado de Natal de Valkenburg

De 15 de novembro a 29 de dezembro

O Mercado de Natal de Valkenburg é uma celebração realizada nas famosas cavernas da cidade – sim você leu certo: cavernas, rs – que dura um mês e meio. Os mercados subterrâneos oferecem diversificados produtos, além de um ambiente místico proporcionado pelas paredes amarelas e os tetos altos das passagens.

As cavernas são pagas e recomendo que compre o bilhete com antecedência pelo site. Contudo, a cidade também oferece um mercado aberto, a vila do Papai Noel. Sem dúvida vale visitar as cavernas, uma experiência única de Natal.

Tanto Maastricht quanto Valkenburg são cidades próximas da fronteira com Alemanha e Bélgica, então por lá você encontrará muitos expatriados desses países e delicias gastronômicas típicas também.

Site oficial do mercado de Natal

Dickens Festival

Sábado 14 e domingo 15 de dezembro em Deventer

Mercados de Natal - Deventer

Deixei por último pois aqui o mercado acaba sendo um coadjuvante apenas. Digo isso pois Deventer se transforma em uma cidade inglesa do século XIX durante o Dickens Festival, onde os personagens da imaginação de Charles Dickens ganham vida.

São mais de 950 atores encenando pela cidade e fazem um festival de Natal inesquecível. O sucesso é tanto que já está na 29ª edição. A experiência é fantástica. Se você já foi, me escreve contando o que achou.

Mas atenção, todos os anos, cerca de 125.000 visitantes participam do Festival Dickens. O evento é tão popular que são esperadas longas filas na entrada. O tempo de espera pode durar algumas horas (especialmente entre 11h e 13h), portanto, tente chegar cedo para evitar a maior pressa. O lado positivo, a entrada é gratuita!

Site oficial

Anotou as datas na agenda? Então aproveite o Natal na Holanda e divirta-se com sua família e amigos!


Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *