Keukenhof – Guia Completo sobre o Parque das Tulipas

Durante anos, o Keukenhof tem sido uma grande atração. Não apenas para os visitantes de todo o mundo, mas também para quem vive na Holanda. Afinal todo ano tem um tema diferente, são plantadas milhões de flores que, ao floresceram na primavera, encantam a todos com suas cores e aromas.

São 32 hectares de jardins com diversas espécies de flores, além de centenas de variedades de tulipas. Na programação oficial do parque, exposições de rosas, lírios, orquídeas e outras espécies se revezam ao longo das semanas.

Uma experiência única e inesquecível. Por isso aqui darei todas as dicas para você desfrutar ao máximo o Jardim da Europa 😉

Caso queira registrar seu passeio nesse parque maravilhoso com o click de uma fotógrafa profissional brasileira, clique aqui.

Agende já o seu passeio para o Keukenhof.

Quando ir:

O Keukenhof é uma atração sazonal, só acontece por 8 semanas na primavera.

Este ano o parque abrirá suas portas do dia 21 de março até 10 de maio. Funciona diariamente das 08:00h às 19:30h. Bilheteria fecha as 18h.

Qual o melhor período para visitar o Keukenhof?

Se o objetivo é tirar fotos e relaxar, te sugiro evitar os finais de semana e escolher datas no início e final da temporada.

O período mais cheio do parque é da terceira semana de abril até a primeira de maio. Pois tende a ser o auge das tulipas.

Mas em qualquer dia da temporada, você terá lindas flores para apreciar, pois o parque é estrategicamente preparado para isso. Como cada espécie tem seu tempo de floração, eles conseguem programar para que os jardins estejam sempre bonitos.

Apenas para complementar, durante a temporada temos dois feriados importantes, onde o parque tente a ficar com bastante movimento. Páscoa (12 a 13 de abril) e o Dia do Rei ( 27/04). Evite se puder.

Keukenhof 2020

Em 2020 o Keukenhof é um mundo de cores. Em todo o mundo, flores e cores estão presentes em festas e rituais, em diferentes culturas e de diversas sua maneira. Esse ano o parque promete ser o jardim mais colorido do mundo!

Todo o parque é embalado pelo tema – jardins, exposições, atividades e a parada das flores também!

foto: site Keukenhof outubro/19

Todo ano é feito um mosaico de flores em uma área de 250m2, com 50.000 bulbos de tulipa, muscari e açafrão. A foto é do plantio, que acontece sempre no outono. Estou ansiosa para ver ele florido.

Dá uma olhadinha como foi o do ano passado, onde o tema era Flower Power:

As flores inspiram as pessoas. No Keukenhof as flores conectam pessoas de todo o mundo.

Como ir:

O Keukenhof é localizado entre Amsterdam e Haia, em uma cidade chamada Lisse.

O parque tem uma linha de ônibus exclusiva que parte de diferentes locais da cidade, veja aqui as opções:

KEUKENHOF EXPRESS

– Linha de ônibus 852 da Amsterdam RAI. Tempo de viagem 35 minutos*.

– Linha de ônibus 859 de Hoofddorp. Tempo de viagem 22 minutos*.

– Linha de ônibus 854 de Leiden. Tempo de viagem 25 minutos*.

– Linha de ônibus 50 de Haarlem. Tempo de viagem 40-50 minutos* + 10 minutos a pé.

– Linha de ônibus 858 do Schiphol. Tempo de viagem 35 minutos*.

*Os tempos de viagem podem variar dependendo da situação da estrada.

Como é a mais usada, vou explicar um pouco mais da opção do aeroporto Schiphol. O ponto do ônibus 858 fica do lado de fora do saguão de desembarque 4 (perto do Starbucks).

Para chegar ao aeroporto você tem duas opções:

  • Ônibus 397 para o aeroporto (ponto na Leidseplein ou na Museumplein)
  • Trem para o aeroporto (veja a estação de trem mais próxima do seu hotel)

Algumas pessoas me perguntam sobre ir de trem, explico que não há estação de trem perto dos jardins Keukenhof. Se você decidir viajar de trem, primeiro você precisa ir para a estação Leiden Centraal e depois mude para o ônibus 854. Não acho que compense.

Dicas sobre o transporte público em Amsterdam. O passe Amsterdam & Region Travel Ticket serve para o Keukenhof e várias outras atrações ao redor de Amsterdam, como Zaanse Schans, Volendam e Edam.

Ingressos:

Milhares de pessoas visitam o parque por ano. Então comprar seu ingresso antecipado, é fundamental para evitar fila.

Opções de ingressos:

  • O ingresso não tem data marcada. Você poderá utiliza-lo em qualquer dia da temporada. Se tiver alguns dias na cidade, pode escolher o com melhor previsão para fazer a visita 😉
  • O transporte público de Amsterdam e o ônibus para o Keukenhof NÃO aceitam dinheiro em espécie. Pagamento apenas no cartão.

Caso esteja chovendo, leve sua capa e bora curtir o parque. Não é a melhor opção, mas o Keukenhof é lindo de qualquer maneira. Além disso, não é sempre que temos a oportunidade de estar na Holanda nessa época!

Outros passeios:

Além de visitar os jardins você pode contratar passeios de bicicleta e de barco pelo parque. Compre aqui seu passeio de bicicleta pelos campos de tulipas. As rotas foram criadas pelo Keukenhof. E existem diferentes opções para você seguir, variando de 5 a 25 quilômetros. 

Você pode fazer um passeio exclusivo pelos campos floridos de flores, apreciar cores e cheiros no seu ritmo e garantir aquela foto maravilhosa. Você pode optar por uma scooter elétrica ou alugar um mini carro elétrico. Ou então, que tal fazer um voo de helicóptero sobre os campos coloridos campos de flores?

O que fazer por lá?

Keukenhof mapa
mapa do parque – pegue o seu na entrada, é gratuito e te ajudará a passear sem se perder.

Sabemos que quem vai ao Keukenhof está louco para ver tulipas. E isso é o que não falta por lá. São 800 variedades de tulipas. Um show de cores e formas, simplesmente encantador!

Porém, não só de tulipas é feito o Keukenhof. Existem outras centenas de espécies de flores espalhadas pelos jardins, razão pela qual o parque é lindo.

Além disso o parque é composto por fontes, estátuas, pontes e (não seria uma atração holandesa completa sem) um moinho! Sim, temos uma moinho no parque e você pode subir nele e admirar parte dos campos de tulipas que cercam o parque.

Dica extra: chegue cedo e vá primeiro ao moinho. Ao longo do dia a fila aumenta bastante, chegando a demorar 30 minutos para subir.

Passeie pelos jardins de inspiração

Como o nome já diz, a proposta é inspirar os visitantes para que façam um belo jardim em suas casas.

De estilos diferentes é impossível escolher um só como favorito. Você pode se inspirar no jardim Ibiza, mais tropical. Ou então na cabana da floresta ou preferir a casa de chá toda de vidro…

Passei por todos e leve o celular carregado, pois ele vai cansar de tanta foto 😉

Nem todas as flores de Keukenhof estão do lado de fora, passeie pelos pavilhões!

São quatro no total e cada um com uma proposta diferente. O bacana das estufas é que elas produzem flores independentemente da estação do ano. Então caso os jardins ainda não estejam floridos, dentro dos pavilhões é garantia que você verá lindas flores!

O Pavilhão Beatrix lhe dá a chance de desfrutar de uma massa de orquídeas e antúrios por oito semanas.

pavilhão Beatrix

O pavilhão Willem – Alexander exibe centenas de tulipas lindas desde o primeiro dia de abertura do parque. Nos últimos 12 dias da temporada abriga o maior show de lírios do mundo, um verdadeiro espetáculo.

Pavilhões Keukenhof
pavilhão Willem – Alexander

No Orange Nassau você pode desfrutar de exposições florais coloridas que mudam a semanalmente. Aqui os arranjos de flores entram em sintonia com o tema do ano.

pavilhão Orange Nassau

No Pavilhão Juliana acontece a exposição da Tulpomania, com informações sobre o cultivo dos bulbos e a história da tulipa.

Agenda de eventos

Em alguns finais de semana da temporada o parque prepara atividades extras para os visitantes. Esse ano teremos:

Nos dias 27 e 29 de MARço quem visitar o Keukenhof fará uma viagem no tempo.

Imagine-se na Holanda do século XIX, com música típica holandesa e trajes tradicionais. Você encontrará bicicletas holandesas antigas e estátuas vivas de figuras nacionais em vários lugares do parque. Até mesmo um navio antigo estará presente.

O parque encerra a temporada em clima de Romance

No final de semana do 9 e 10 de maio, figuras de contos de fadas em trajes tradicionais do século XIX, orquestras clássicas e grupos de dança transformam o Keukenhof.

E o que poderia ser mais romântico do que apreciar esse espetáculo entre muitas flores desabrochando em um parque histórico de 1857?

Para as crianças

O parque possui três espaços que a garotada adora. O labirinto, a fazendinha e a Casa da Miffy, a coelhinha criada pelo holandês Dick Bruna que virou sucesso pelo mundo.

Ah, no final do labirinto tem um ponto bacana para foto dos campos. Não tão alto quanto o moinho mas vale a pena ir. Caso não queira desbravar o labirinto tem uma entrada pela lateral.

Desfile das flores ( Flower Parade)

Como o nome já diz, é um desfile de flores que ocorre anualmente por aqui. Em 2020 será dia 25 de abril. De todos os eventos, sem duvida o mais badalado.

Devido ao desfile o parque fica um pouco caótico, eu particularmente evito esse dia de passeio. Mas caso opte por ele, vá com paciência.

O cortejo de carros alegóricos cobertos por flores percorrem 40km. Eles saem as 9h30 de Noordwijk e terminam as 21h30 em Haarlem. Por volta das 15h30 passam pelo Keukenhof.

Os visitantes podem dar uma saidinha para assistir ao desfile e voltar depois. Guarde bem o ingresso! Não é possível ver o desfile do parque, é preciso ir até a avenida principal e assistir ao corteja da calçada.

Dúvidas frequentes:

Quanto tempo reservar para o Keukenhof?

Depende de cada um, mas a média é 3h no parque. Mas não esqueça de contar 1h para ir e mais uma para voltar.

Qual o melhor horário para visitar o parque?

Tanto nos roteiros personalizados que elaboro, quanto para os clientes que acompanho ao Keukenhof, eu recomendo chegar antes das 9h30 ou após as 16h.

Acessibilidade

Você pode reservar uma cadeira de rodas gratuitamente. Também pode optar por uma motorizada, porém tem custo. Veja aqui.

Alimentação

O keukenhof possui excelente infra estrutura. Tem restaurante e carrinhos de sorvete, morango com chocolate, café e cachorro quente, espalhados pelo parque. Caso prefira pode levar um lanche na mochila e comer pelos jardins 😉

Dicas finais:

1 – O Keukenhof conta com armários na entrada principal para você guardar seus pertences. O uso é gratuito 😉

2 – Há duas entradas no parque: a entrada principal e a entrada extra. A entrada extra (próxima ao estacionamento de carros) é a que tem menos movimento.

3 – Pegue o mapa gratuito na entrada do parque.

Espero que tenha gostado das informações. Depois me conta como foi seu passeio pelo parque das tulipas!

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *