Dicas sobre a Ilha de Texel na Holanda!

Texel – que se lê Tesel – é a maior e a principal das Wadden, também conhecidas como Ilhas Frísias Ocidentais. Localizada no norte do país, é uma verdadeira jóia para se visitar. Com apenas 9 km de largura e 25 km de comprimento, é um destino bastante popular entre os holandeses e, desde que a Lonely Planet listou a ilha como um “destino obrigatório” em 2016, os visitantes estrangeiros também encontram seu caminho para Texel. Mas não foi atoa que é tão bem recomendada: formada por sete aldeias, uma mais encantadora que a outra, com reservas naturais únicas e praias de areia branquinha, realmente merece uma visita. 

Eu fiz um vídeo no Youtube mostrando um pouquinho da ilha, mas para deixar sua visita à ilha de Texel ainda mais completa eu separei 10 coisas para se fazer por lá.

ilha de Texel

O que fazer na ilha de Texel

Aproveite as praias

Com 30 quilômetros de costa, há muitas praias diferentes para escolher, todas com areia branquinha e perfeitas para uma longa caminhada. A mais badalada é sem dúvida a praia de De Koof enquanto a mais tranquila é a De Hors, no sul de Texel.

Explore o parque nacional Dunas de Texel

O Dunes of Texel National Park está é sem dúvida um dos lugares mais bonitos da Holanda e basicamente se estende por todo o lado oeste da ilha. Apresenta várias paisagens belíssimas como pequenas florestas, vales de dunas e planícies costeiras. Além disso oferece dezenas de trilhas para caminhadas e ciclovias dentro do parque, com áreas designadas para observação da vida selvagem. Portanto, se você é um observador da natureza, recomendo levar seu binóculo com você.

Faça um tour pela cervejaria

Próximo da vila de Oudeschild, no final da estrada de Zelfpluktuin está a cervejaria da marca Texels. A Texelse Bierbrouwerij costumava ser apenas uma pequena cervejaria artesanal, mas conseguiu se transformar em uma das maiores cervejarias independentes da Holanda. Reserve com antecedência se você quiser fazer um passeio pela cervejaria, que inclui uma degustação de 4 cervejas no final.

Não é fã de cerveja? Então que tal uma degustação de vinho?

Degustação de vinhos na Holanda? Sim, existem alguns vinhedos na Holanda e De Kroon van Texel é um deles. Graças ao ecossistema único de Texel, a ilha é realmente o lugar perfeito para cultivar uvas e fazer vinho. 

Visite Ecomare na ilha de Texel

O EcoMare é um santuário da vida selvagem localizado dentro do Parque Nacional Dunas do Texel. Possui um aquário onde é possível admirar diferentes peixes, incluindo tubarões, que vivem nos mares ao redor de Texel. E fornece aos hóspedes informações sobre os ecossistemas das ilhas Wadden além de exercer um importante papel no cuidado da fauna da ilha.

As focas são habitantes populares do Mar de Wadden e do Mar do Norte. O Ecomare serve de refúgio para quando estão feridas ou doentes, tratando-as até que estejam prontas para voltar para o mar.

Experimente uma natureza única

A área natural de De Slufter é a única área na Holanda onde o Mar do Norte pode penetrar, isso permite um ecossistema ímpar, com salinas cheias de lavanda roxa em flor. Também vale a pena visitar a reserva natural de De Muy, com suas orquídeas selvagens, assim como De Geul, a maior colônia de colhereiros do país.

Visite o farol de Texel

Próximo à De Cocksdorp, na outra ponta da ilha, está o farolTexel. Construído em 1864 o O icônico Farol Eierland possui 35 metros de altura. Uma sugestão é subir os 150 degraus do farol para apreciar a vista maravilhosa, é possível enxergar até a ilha vizinha Vlieland. Caso não queira subir, curtir a praia por lá também é uma excelente escolha.

ilha de Texel na Holanda

Conheça as ovelhas da ilha de Texel

Elas estão em toda parte! A lã de ovelha Texel é de alta qualidade e usada para fazer cobertores e edredons. No Schapenboerderij Texel, você pode ver de pertinho os cordeirinhos e aprender tudo o que há para aprender sobre a vida das ovelhas em Texel. A criançada também pode brincar com coelhos ou até mesmo andar de pônei por lá.

Colha suas próprias frutas e flores

Que tal fazer compras direto do pomar? No De Zelfpluktuin, perto de Oudeschild, uma das mais bonitas aldeias de Texel, isso é possível. Na entrada uma placa informa quais frutas, legumes e flores estão prontos para serem colhidos. Contudo, caso você não queira se aventurar a colher frutas, simplesmente sente-se no café e aproveite alguns quitutes caseiros.

Visite o Fort de Schans

Este forte em forma de estrela foi construído sob a ordem de Guilherme I, Príncipe de Orange (Willem van Oranje), em 1574 e foi criado para proteger a ilha de Texel da marinha espanhola durante a Revolta Holandesa. 

Prove um pouco de queijo local

Já falamos da cerveja local, da lã e não poderíamos citar os queijos. Afinal queijo de ovelha é um forte da ilha.

Wezenspyk é uma fazenda que há mais de 35 anos produz queijos e em 1983 a variedade dos produtos aumentaram com o famosos queijos de cabra Texel, assim como os de ovelha.

Pratique novos tipos de esportes

Para terminar a lista de atividades na ilha de Texel eu conto que, para os amantes de adrenalina, é possível saltar de pára-quedas. Eu assumo que não sou fã de esportes radicais, mas meu marido é já saltou lá em Texel, ele adorou! Quer ter um gostinho de como é? Clica aqui!

Para os que não querem testar o coração dessa maneira, também é possível fazer passeios a cavalo, kitesurf, vela, canoagem, flyboard, golfe, passeios de observação de pássaros. A propósito: Texel possui uma rede de ciclovias excelentemente construída ,então pedalar por lá é imprescindível! Caso você não leve sua bicicleta na viagem é possível alugar por lá.

Planeje sua viagem para a ilha de Texel na Holanda

Seja de trem ou de carro, você deve seguir até a cidade de Den Helder para pegar a balsa para a ilha. A balsa sai de meia em meia hora e recomendo reservar o seu bilhete de ferry com antecedência para não ter que esperar na fila.

onde se hospedar na ilha de Texel

Onde se hospedar – as aldeias da ilha de Texel

É possível fazer bate volta à ilha, que está a aproximadamente 90km de Amsterdam. Mas caso decida passar uns dias por lá, o que eu realmente recomendo, segue algumas sugestões de hospedagem. Por ser um paraíso com muita natureza, o que não faltam são áreas de camping. Seja qual for sua escolha, recomendo reservar com bastante antecedência, principalmente se estiver com planos de visitar a ilha no verão.

Den Burg é a capital não oficial de Texel, como é a maior vila, no centro da ilha. A maioria das lojas e restaurantes são encontrados aqui, e há até um cinema. O centro de informações turísticas local fica aqui.

O único lugar na ilha que fica diretamente na praia do Mar do Norte é De Koog. A praia aqui é ótima para esportes aquáticos e outras atividadese é muito popular entre os turistas. 

A área da ilha mais ao norte é De Cocksdorp, localizada perto do atraente farol e da reserva natural para pássaros. As aldeias históricas de Oosterend e De Waal são muito charmosas e idílicas. O porto de Oudeschild, junto ao mar de Wadden, é um local atraente, com barcos de pesca, moinhos de vento e o interessante museu Kaap Skil. A vila mais ao sul de Texel, Den Hoorn, é conhecida por sua igreja romântica, os campos de tulipas ao redor e seus eventos artísticos.

Booking.com

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *