Festival de Luzes Amsterdam

Há anos o Festival de Luzes ilumina as ruas e canais de Amsterdam com instalações encantadoras de artistas nacionais e internacionais. Um dos programas favoritos para o inverno! 

Veja outras atrações de inverno clicando aqui

O evento acontecerá do dia 28 de novembro de 2019 a 19 de janeiro de 2020 29 de novembro de 2018 até 20 de janeiro de 2019. Então, se você está por aqui nesses dias não deixe de apreciar o festival de luzes de Amsterdam. Eu adoro e super recomendo. Clica aqui e compre seu passeio de barco!

São 30 obras de luz especialmente criadas para Amsterdam. Esse ano estão baseadas no tema “O Meio é a Mensagem”, a famosa declaração do cientista canadense Marshall McLuhan. “O papel da luz na transmissão de uma mensagem e a cidade de Amsterdam como um meio de contar histórias são centrais para esta edição”, segundo organização do festival.

Tema 2019: INTERROMPIDO!

Foram selecionados 650 artistas, designers e arquitetos. Desafiados a examinar os arredores da cidade de Amsterdam com obras de arte leves, testá-las e despertá-las.

As esculturas podem ser vistas pelo o centro da cidade de Amsterdam durante o festival, iluminando e transformando seus monumentos de maneira mágica e surpreendente.

A exposição de 53 dias consiste em cerca de 20 obras de arte e 5 histórias da cidade. As obras serão iluminadas diariamente das 17h às 23h, com a única exceção da véspera de Ano Novo que finaliza às 20h.

 

Como curtir o festival:

A pé: Este ano, há uma rota completamente nova, que se desvia da rota tradicional ao longo do Herengracht. A rota (Oosterdok, Oudeschans, Amstel, Nieuwe Keizersgracht, Plantage Muidergracht, Entrepotdok) explora a parte oriental do centro.

Navegando pelos canais: A rota do barco dura cerca de 1h15 e tem guia explicando sobre as obras, mas é sempre em inglês. Compre seu ingresso aqui.

Na minha opinião melhor opção é ir de barco. Primeiro porque você está em Amsterdam e toda oportunidade de navegar pelos canais deve ser priorizada. E segundo, e mais importante, é pela perspectiva. Sem duvida as obras são feitas para serem vista por esse angulo.

Mas atenção pois existem barcos abertos e fechados. E obviamente te recomendo os fechados, pois são aquecidos e o frio nessa época é brabo ( veja dicas para não passar frio no inverno de Amsterdam). E não se preocupe, quando vir aquela obra linda, você pode ir para parte externa do barco, tirar sua fotinho e voltar para o quentinho depois 😉

Bastidores do evento: Todos os anos, centenas de inscrições são enviadas por designers, arquitetos e artistas de todo o mundo. Em seguida, um comitê de seleção escolhe cerca de 30 obras de arte que compõem as instalações do festival.

Veja algumas obras do Festival de Luzes Amsterdam 2018:

São todas lindas, mas essa ganhou como a minha obra favorita. Quem nunca brincou de fazer um pedido soprando um dente-de-leão?! É baseada nessa brincadeira que a LIGHT A WISH foi criada, ela exibe o momento em que as sementes se dispersam no ar, levando seu desejo para o mundo.

festival de luzes Amsterdam 2018 - Light Festival 2018

Outra que gostei muito foi essa reinterpretação do quadro “Noite Estrelada”, de Van Gogh. Afinal, como já dizia o artista: “A visão das estrelas sempre me faz sonhar”.

festival de luzes Amsterdam 2018 - Light Festival 2018

‘All You See is Past’, afinal a luz sempre leva um momento para viajar de um ponto a outro. Achei poética!

Se você conseguiu aproveitar essa edição ou alguma outra, escreve aqui embaixo o que achou 🙂 Ou se quiser compartilhar suas fotos me manda por e-mail que coloco aqui com is devidos créditos.

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *