Feriados

A agenda de feriados da Holanda não é tão generosa quanto a do Brasil. Dos 365 do ano, apenas 10 são feriados, mas isso não significa que sejam dias de folga.

Esse post não é para me queixar e dizer que fico morrendo e inveja dos vários feriados prolongados da nossa amada terrinha. Mas para te contar um pouco mais sobre a vida por aqui e te alertar, pois se você estiver em Amsterdam em algum dos dias a seguir, você pode encontrar algumas mudanças nos horários de funcionamento das lojas e atrações . Contudo a cidade terá um clima especial.

Feriados na Holanda

FERIADOS NA HOLANDA em 2020:

ANO NOVO: 1º DE JANEIRO.

Como na maioria dos lugares, o primeiro dia do ano é feriado, e quase nada funciona nesse dia, mas Amsterdam é bastante turística. Então muitas lojas do centro abrem e atrações também, porém com horários alterados. Sendo assim, sempre verifique a atração desejada.

PÁSCOA: 12 E 13 DE ABRIL DE 2020

Embora a Holanda também tenha no calendário a sexta-feira Santa (Goede Vrijdag), diferente do Brasil aqui não é feriado nesse dia.

O feriado de Páscoa é na segunda-feira depois do Domingo de Páscoa. Então temos o “Eerste Paasdag” (“Primeiro dia de Páscoa”) e o “Tweede Paasdag” (“Segundo dia de Páscoa”).

KONINGSDAG: 27 DE ABRIL.

O dia do Rei é na verdade a comemoração do aniversário do monarca Willem- Alexander. E é festa nacional dos Países Baixos.

Caso dia 27 seja domingo, a festa é transferida para o dia 26. A grande festa acontece pelas ruas do centro de Amsterdam e todos usam uma peça de roupa laranja. Quer saber mais? Clica aqui.

DIA DA LIBERTAÇÃO (BEVRIJDINGSDAG): 5 DE MAIO.

É a celebração do fim da ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Porém só é feriado de 5 em 5 anos, o próximo é em 2020. Mas sempre tem festivais nos parques para comemorar essa data tão importante.

Vale contar que no dia 4 de maio é celebrado o “Dia da Lembrança” (Nationale Herdenking). Não é feriado mas acho emocionante, durante 2 minutos, o país todo fica em silêncio em memória aos mortos na guerra. Se estiver por aqui não deixe de comparecer na praça Dam as 20h para sentir a energia.

DIA DA ASCENSÃO (HEMELVAARTSDAG): 21 DE MAIO DE 2020.

 Quase tudo fecha, é a celebração a ascensão de Jesus aos céus.

DIA DE PENTECOSTES (PINKSTEREN): 31 DE MAIO E 01 DE JUNHO DE 2020.

 Mais um feriado de domingo que se estende para a segunda-feira. Assim como na Páscoa, muitas coisas não funcionam, porém vale lembrar que Amsterdam recebe mais de 9 milhões de turistas anualmente. Então as alterações de horário de funcionamento no centro e nas atrações turísticas são mínimas.

NATAL:  25 de 26 de DEZEMBRO – PRIMEIRO E SEGUNDO (EERSTE E TWEEDE KERSTDAG) DIA DE NATAL.

Os holandeses não tem a tradição de comemorar o Natal na véspera dia 24, ele comemoram no 25 com uma dobradinha para o 26, chamando de primeiro e segundo dia de Natal. Dois dias para celebrar, descansar e se esbaldar nas comilanças natalinas. Porém eu não consigo aderir, aqui em casa a ceia é sempre no 24 😉 .

Vai passar o Natal por aqui? Veja sobre o Natal em Amsterdam e os mercados natalinos pelo país.

 
 

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *