Doces típicos da Holanda – prove todos que puder!

Uma viagem não é completa se não envolver experiências gastronicas no destino visitado. Eu já falei sobre comidinhas de ruas típicas para provar quando vier para Amsterdam e hoje eu vou te contar 10 doces típicos da Holanda para você escolher alguns para experimentar na sua viagem. Espero que goste das sugestões 😉

Doces típicos da Holanda para experimentar!

As sobremesas holandesas tendem a conter grandes quantidades de cremes deliciosos e estão disponíveis em todo o país. Costumam ser comidas como lanches ou servidas como sobremesas após o jantar. Veja aqui algumas sugestões de cafés na cidade.

Appelflap

Um doce tradicional holandês que consiste em massa folhada recheada com maçãs, passas, açúcar e canela. A sobremesa é tradicionalmente coberta com grânulos de açúcar. Fácil de achar, inclusive no mercado sempre tem para vender, fica na parte da padaria e é fresco do dia.

Boterkoek

doces típicos da Holanda

Um bolo tradicional holandês feito com uma combinação de manteiga, farinha, açúcar, ovos e baunilha. As vezes pode levar extrato de amêndoa, raspas de amêndoa e raspas de limão. Esta receita simples tem resultados surpreendentes e os boterkoek bem feitos são simultaneamente cremosos, quebradiços e suaves.

Bosche bol

Poderia dizer que alguém pegou todas as melhores partes de um eclair, fez uma bola e cobriu com um delicioso chocolate crocante. Esse doce é típico da cidade de Den Bosch, então não é tão fácil de achar em Amsterdam, por isso recomendo a doceria Van Avezaath-Beune, pois sei que lá tem.

Oliebolen

Muito semelhante ao bolinho de chuva, mas em tamanho gigante, fazem parte da culinária holandesa pelo menos desde o século XVII. Os Oliebolen são tradicionalmente consumidos na época das festas, quando o Natal se aproxima as ruas ganham vida com os food-trucks.

Pannekoek

Pannekoek é uma variedade de panquecas holandesas que estão entre as panquecas americanas e os crepes em termos de espessura. Feitos de leite, farinha, sal e ovos. Coloquei na lista de doces típicos da Holanda, pois muitas vezes são doces – com xarope de melaço ( stroop ), açúcar, maçãs e canela – mas podem ser salgada também. E geralmente são servidas no jantar, almoço ou sobremesa, mas raramente no café da manhã.

Viaje Conectado

Poffertjes 

doces típicos da Holanda

Pequenas panquecas holandesas redondas e fofas feitas com fermento e farinha de trigo sarraceno. Feitas na hora, geralmente servidos com açúcar de confeiteiro e manteiga. Muito comum em festivais e eventos ao ar livre, os açúcar de Poffertjes são paixão nacional.

Speculaas

doces típicos da Holanda - Speculaas

Um biscoito que contém basicamente todas as especiarias associadas ao outono – inverno. Sua textura crocante combina perfeitamente com café, chá ou chocolate quente e são vendidos em toda a Holanda durante os meses mais frios do ano.

Seguros Promo

Stroopwafel

O mais famoso dos doces típicos da Holanda!

Waffles semelhantes a biscoitos, recheados de melado. Quase todos os supermercados da Holanda oferecem diversas variedades dessa guloseima deliciosa. Você também encontra Stroopwafels feios na hora pela rua. No mercado Albert Cuyp tem o melhor na minha opinião.

Tompouce

doces típicos da Holanda - Tompouce

Um delicioso sanduíche de massa folhada recheado com muito creme amanteigado. Durante o Dia do Rei na Holanda, os Tompouce costumam ser cobertos de laranja, ao invéz da tradicional cobertura rosa, para homenagear a família real. Não fique desanimado se ele desmanchar todo na primeira garfada, acho super difícil de comer esse doce. Mas a bagunça vale a pena!

Torta de maçã

doces típicos da Holanda - Torta de maçã em Amsterdam

A tradicional torta de maçã holandesa tem grandes pedaços de maçãs caramelizadas, uma massa amanteigada que derrete na boca e geralmente é servida com chantilly espesso. Fácil de encontrar em todo o país. A torta de maçã mais famosa de Amsterdam é a do Winkel 43, mas a minha preferida até agora é a do Boca’s, os dois são vizinhos.

Me marca no Insta @amsterdam_pravoce me contando qual dos dois preferiu provar!

Espero que tenha gostado da lista de doces típicas da Holanda, sem dúvida ficaram muitas delícias de fora, mas achei que seriam calorias demais de uma vez só 😉

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *