Dia do Rei em Amsterdam – saiba como é celebrada a maior festa da Holanda!

O Dia do Rei em Amsterdam pode ser comparado ao nosso carnaval, mas ao invés de fantasias, por aqui todo mundo sai de laranja pelas ruas e canais. O centro da cidade fica cheio e agitado, mais de um milhão de pessoas participam da farra. Então, se você estiver em Amsterdam no dia 27 de Abril, prepare-se para conferir a algazarra.

Ainda não reservou hotel? Faça sua reserva pelo Booking.com e garanta o melhor preço 😉

Na dúvida de onde ficar? Veja aqui dicas dos bairros da cidade.

Booking.com

O Dia do Rei:

O Dia do Rei (Koningsdag) é o aniversário do monarca holandês. O Rei Willem-Alexander nasceu no dia 27 de abril, e toda a Holanda é convidada para sua festa de aniversário. No dia da festa é feriado nacional, mas caso a data caia no domingo a festa é transferida para sábado. Afinal ressaca na segunda-feira ninguém merece né!

Brincadeiras à parte, por tradição religiosa, não se comemora o dia do Rei aos domingos, e é por isso que transfere-se a celebração para o dia anterior. Aposto que gostou mais da minha explicação 😉

Por falar em tradição, essa paixão nacional em forma de folia acontece há mais de cem anos. Aconteceu pela primeira vez em 31 de agosto de 1885, em homenagem ao nascimento da rainha Wilhelmina.

Outro fato bacana sobre essa data tão importante e querida é que antes da ascensão de Willem-Alexander ao trono em 2013, o Dia do Rei era o Dia da Rainha (Koninginnedag). Celebrado em 30 de abril em homenagem à ex Rainha Beatriz. A graça aqui é que não era a data de aniversário dela, e sim de sua mãe. A escolha da data foi em homanagem a sua mãe ,e sem dúvida alguma, para manter o entusiasmo do povo holandês nas comemorações, pois o aniversário da ex rainha é em janeiro. Haja piquê para uma festa de rua em no auge do inverno.

Ordem do dia:

Todo mundo sai pelas ruas vestindo laranja. Mas por que Laranja? Afinal a cor não está na bandeira do país.

A razão da cor é para demonstrar o orgulho e apoio a família real holandesa – a Casa de Orange-Nassau.

dia do rei Amsterdam
foto site Iamsterdam

A festa do Dia do Rei:

Em meio ao mar de gente de laranja, música ao vivo, DJs e festas no centro da cidade. Também ocorre nesse dia um enorme mercado de rua. Chamado Vrijmarkt, traduzindo: mercado livre. No Dia do Rei é permitido vender ou trocar seus pertences não mais desejados, só organizar sua barraquinha na rua e pronto. Então, também é um ótimo dia para pechinchas e bugigangas, basta andar pelos bairros e se divertir! No Vondelpark, você encontra a criançada com suas barracas com brinquedos, livros e limonada.

dia do rei Amsterdam
foto site tripmeanings

Falamos até aqui da bagunça nas ruas, mas como estamos falando de Amsterdam, não podemos deixar as águas de fora. O Dia do Rei acontece nos canais também. Centenas de barcos decorados de laranja enchem os famosos canais.

A cidade fica bem diferente, eu particularmente não sou fã de muvuca então não fico muito pelo centro, mas sempre dou uma passadinha pois acho divertido. Então, se você não é muito de festa assim, pelo menos passe por lá para ver do que se trata. Afinal só acontece uma vez por ano, e se você está aqui bem nesse dia, não pode ignorar o destino 😉

dia do rei amsterdam
foto site dispatcheseurope

Ah, e tem mais! Para os mais animadinhos, conto que temos a King’s Night (Koningsnacht), muitas festas em baladas e bares acontecem na véspera do Dia do Rei. Mas não deixe de aguardar energia para as ruas do dia oficial, pois é nelas que você conhece a verdadeira festa.

Dica importantíssima para aproveitar o dia:

Respire fundo e segue o fluxo. Amsterdam fica cheia no Dia do Rei. São cerca de um milhão de pessoas na cidade, especialmente para as celebrações. Onde todas essas pessoas se encaixam? Bem, em todo lugar. As ruas, canais, varandas e terraços estão repletos de foliões vestidos de laranja no dia 27 de abril – então não espere chegar a qualquer lugar com pressa.

Transporte Público no Dia do Rei em Amsterdam

Não há transporte público no centro de Amsterdam, pois o centro fica cheio de gente. Por isso, não conte com táxis, Uber e carros particulares na região central da cidade. Mas as balsas entre Amsterdam Noord e o resto da cidade continuarão a operar durante todo o dia.

Leia mais sobre o transporte público de Amsterdam aqui.

Quer fugir da bagunça?

Calma, se você estará por aqui nesse dia e não curte muito esse estilo de festa, não considere seu dia perdido 😉 Embora a maioria dos museus e atrações de Amsterdam esteja fechada no Dia do Rei, os principais museus permanecem abertos, incluindo: a Casa de Anne Frank, o Museu Van Gogh, o Museu Stedelijk e o Rijksmuseum. Mas, verifique antes de ir e atenção ao transporte público, pois nesse dia sofrem alteração nos trajetos.

Veja aqui o Top 5 Museus de Amsterdam.

Então, se vier para o King’s Day me escreve para contar o que achou! E não esquece de vestir algo laranja no dia!

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • I think this is among the most vital information for me.
    And i am glad reading your article. But I want to remark on some general things, the site style is perfect, the articles is really excellent : Good job, cheers!