Fatos e Curiosidades sobre Amsterdam

Amsterdam é um dos destinos favoritos na Europa, encanta a todos com o charme de uma cidade pequena mas com as possibilidades de uma típica cidade cosmopolita. A lista de o que fazer em na capital holandesa é vasta, então mais do que dizer o que você deve ou não conhecer por aqui, quero contar alguns fatos e curiosidades sobre Amsterdam.

Se você quer mais que admirar a beleza de Amsterdam, deseja entender e conhecer a história daqui, contratar um guia para te acompanhar fará toda a diferença. Então conta comigo 😉

Fatos e curiosidades sobre Amsterdam

1 – Amsterdam recebeu esse nome do rio Amstel.

Fundada no século XII como uma vila de pescadores. O nome da vila deriva do rio Amstel, principal rio da cidade, e da barragem que foi construída em 1220 para evitar as inundações do ZuiderZee (Mar do Sul). Com o tempo, Amstellodamus evoluiu para Amsterdam.

curiosidades sobre Amsterdam

2 – Amsterdam tem mais pontes que Veneza.

Sei que é difícil de acreditar mas os números não mentem. Apesar de parecer que existem milhares de pontes na belíssima cidade Italiana, a verdade é que são apenas 409. Enquanto que em Amsterdam temos 1281 pontes que conectam os canais da cidade. Isso é três vezes mais que Veneza!

3 – A ponte mais famosa de Amsterdam é a Magere Brug.

Das 1281 pontes da cidade, a Magere Brug (também conhecida como Ponte Magra) é a mais famosa. É muito popular entre casais e fotógrafos. Centenas de luzes a iluminam romanticamente à noite, fazendo da Magere Brug uma das pontes mais bonitas de Amsterdam.

curiosidades sobre Amsterdam

4 – Amsterdam possui 165 canais.

Existem 165 canais na capital holandesa e todos derivam do rio Amstel. Se somarmos todos os canais teriam um comprimento superior a 100 quilômetros. O Cinturão de Canais tornou-se parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2010 e celebrou 400 anos em 2013. 

5 – Monet pintou a Igreja do Sul durante uma visita à Holanda.

A Zuiderkerk, ou Igreja do Sul, foi a primeira igreja protestante construída na cidade. E sua construção data entre 1603 e 1611. Claude Monet, o famoso artista impressionista francês, pintou a igreja 13 vezes durante sua visita à Holanda. 

6 – Amsterdam está abaixo do nível do mar.

Mas fique tranquilo (a), você não precisa se assustar. Existem barragens que foram construídas ao redor do país para impedir que a água tome conta das cidades, afinal um quarto da Holanda está abaixo do nível do mar. Amsterdam, por exemplo, está 2 metros abaixo do nível do mar enquanto o aeroporto Schiphol está a 6m. 

7 – Existem 2500 casas flutuantes em Amsterdam.

As casa estão ancoradas nos canais de Amsterdam e muitas estão flutuando há mais de um século. Existem diferentes tipos de casas flutuantes e todas possuem as comodidades de uma casa comum, o que surgiu como uma alternativa de mordia virou um estilo de vida. A maioria é residencial, mas os visitantes podem encontrar hospedagens e até um Museu de casas flutuantes, para você ver como são os ambientes.

Curiosidades sobre Amsterdam

8 – As casas inclinadas são chamadas de Casas Dançantes.

O terreno da cidade de Amsterdam foi construído manualmente, muito do que pisamos hoje já foi água um dia. Devido ao solo ser pantanoso as casas da cidade foram construídas sobre palafitas. Com o passar do tempo algumas toras de madeira racharam e provocando as inclinações que são outra característica marcante de Amsterdam.

9 – O Red Light District é uma área exclusiva para prostituição

O Red Light District está dentro do bairro De Wallen, um dois bairros mais antigos da cidade. A luz vermelha aponta as mulheres nas vitrines, mas ao contrário da fama, é uma área mista, onde encontramos as garotas de programa mas também edifícios residenciais, cafés e diversos comércios.

Aliás, há pouco tempo os moradores do bairro estavam em campanha por mais educação por parte dos turistas, lembrando que a região é residencial também.

curiosidades sobre Amsterdam

10 – Amsterdam é a cidade mais multicultural do mundo.

É verdade, Amsterdam possui o maior número de nacionalidades convivendo quando comparados às demais cidades do mundo! Cerca de 50% dos habitantes da cidade são estrangeiros. Por isso a maioria dos residentes fala mais de uma língua e o inglês é perfeitamente aceito em Amsterdam, embora o idioma oficial seja o holandês. 


Gostou as curiosidades sobre Amsterdam que eu te contei? Espero ter despertado em você a vontade de conhecer a capital holandesa, garanto que vai amar! E quando vier não venha com pressa, aproveite para conhecer outras cidades do país!

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *