Como se vestir no inverno em Amsterdam 🇳🇱

Estou indo para Amsterdam no inverno, que roupa eu levo?

Pergunta que muitos me fazem, e para ser sincera foi minha duvida também quando me mudei para cá. Cheguei em fevereiro e o frio é intenso nessa época.

Estar vestido com as roupas apropriadas é fundamental para aproveitar sua viagem com maior conforto e sem passar perrengues desnecessários. Por isso resolvi escrever algumas dicas de como se vestir no inverno da Holanda.

Primeiro e mais importante: NÃO subestime o frio que faz por aqui! Não necessariamente terá neve, mas a umidade e os ventos fortes gelam os ossos.

No final do post menciono algumas lojas onde achar roupas e acessórios de frio.

Quer saber mais sobre as estações do ano por aqui, leia Melhor época para vir à Amsterdam.

Inverno em Amsterdam

Como se vestir no inverno de Amsterdam 🇳🇱:

Pés quentinhos.

Começando de baixo para cima pois os pés são ponto chave para nos manter aquecidos.

Indico sempre sapatos com solas mais grossas, de preferência de borracha e com travas (rachaduras na sola) assim evita-se escorregar na neve.

Eu não gosto dos sapatos forrados, prefiro meias grossas e palmilhas com forro de lã. Eu gosto das palmilhas, pois posso usar todos meus sapatos normalmente, e não preciso comprar um específico para o inverno.

inverno de Amsterdam - o que vestir?

Ah! Isso não vale para aqueles tênis de corrida furadinhos sabe?! Primeiro porque eles são feitos para respirar, ou seja, o ar gelado vai entrar e não terá meia que impeça de esfriar seus pés. E segundo, pois se nevar vai molhar e congelar seu pé. Então não traga esse tipo de calçado para o inverno!

Foca nos sapatos fechados e confortáveis, e se possível, impermeáveis!

Importante: não deixe o pé apertado dentro do sapato! Se o sangue não circula bem, você sente mais frio!

Uma dica bacana é levar na bolsa um segundo par de meias à mão. Quase não ocupa espaço para carregar e pode fazer grande diferença no seu passeio!

Outra dica, já pensando nas pernocas também, é usar meias 3/4, que irão proteger as pernas até a altura dos joelhos.

Como se vestir no inverno de Amsterdam 🇳🇱:

Pernas aquecidas!

Para aquecer bem as pernas o segredo é usar por baixo da calça uma legging térmica ou uma meia-calça grossa forrada com fleece por dentro, por exemplo. Meia calça fina não faz nem cócegas nos dias realmente gelados, então esqueça essa opção!

Para os rapazes, uma excelente opção são as ceroulas.

Muitas pessoas não gostam do jeans no inverno. A questão é porque o tecido gela no frio e como colocamos mais de uma calça os movimentos ficam mais restritos. Mas é uma questão pessoal, eu sou viciada em jeans e também não sou uma pessoa que sente muito frio nas pernas então dificilmente uso outro modelo de calça.

Para substituir o jeans você pode optar por calças de veludo ou legging. Ou até mesmo uma deliciosa calça de moletom. Vai de gosto não é mesmo? O importante é se sentir bem e quentinho.

Bom, agora que temos os membros inferiores aquecidos, vamos falar da outra metade.

Como se vestir no inverno de Amsterdam 🇳🇱:

Escolhendo o casaco certo. 

Não existe um casaco específico para indicar, o que posso dizer são as qualidades que ele precisa ter:

– Cortar vento – gosto dos de nylon pois eles impedem de o vento entrar.

– Cobrir as coxas – aqui me refiro ao intermediário entre a jaqueta (que só cobre até a cintura) e o sobretudo (que vai até o chão). Cobrir essa parte do quadril é bem reconfortante quando caminhamos no frio.

– Capuz – pois quando o vento resolve aparecer só o gorro não da conta e também o capuz protege uma área muito maior…

– Proteção para o pescoço – é aqueles que fecham o zíper até em cima, você consegue esconder até a altura da boca dentro. Eu adoro quando estou de bike, fecho tudo e vou que nem ninja, só os olhinhos de fora rsrs

– Bolsos forrados – opcional, mas é gostoso pois esquenta a mão.

– Impermeável – dias gelados porem garoar e nevar, então aposte em um casaco impermeável para não perder todo o conforto conquistado com os ítens acima.

Eu sou adepta ao “estilo cebola” no inverno, várias camadas, rs (estou cheia de graça hoje). Prefiro assim do que um casacão pesado e mais nada embaixo. Os estabelecimentos possuem calefação, assim como nas casas, porém as temperaturas variam de lugar para lugar. Por isso gosto de ter opções para ir tirando conforme necessidade.

Com temperaturas positivas eu uso uma blusa de manga comprida (algodão mesmo), moletom ou blusa de frio e o casaco mais grosso – como esse que descrevi acima. Quando as temperaturas são negativas (abaixo de zero) dai coloco uma camiseta térmica sobre a de algodão.

Como se vestir no inverno de Amsterdam 🇳🇱:

Acessórios indispensáveis:

Luvas – existem milhares de opções. Se estou de bike tenho uma mais grossa, forrada dentro e impermeável, mas para sair a pé ou de transporte público acabo usando uma mais leve, de lãzinha mesmo, a questão é que vivo com a mão no bolso, então para mim é suficiente.

Ah,! Dica super válida aqui: Compre luvas com touch, essa história de tira-põe de luva para mexer no celular é horrível, além de gelar a mão ainda te faz derrubar ou até perder a luva.

Cachecol – não demanda muita explicação, então apenas acrescento que tipo que mais gosto são aqueles maiores, que parecem um cobertorzinho o tecido. Como são volumosos, quando o frio aperta podemos puxar a parte da frente e cobrir até o nariz, super útil!

Gorrodeve cobrir a orelha, nem pense em deixar as coitadas ao vento! Eu gosto e recomendo, para o frio mais intenso (5C pra baixo), usar gorros com forro dentro, assim evita do vento passar pela trama do tecido, principalmente os de tricô.

Ah! Outro item bacana de se levar na bolsa são os lencinhos de papel, com o frio a coriza é inevitável e não é a melhor opção ficar limpando na luva rs

Dica extra para os friorentos de plantão:

São saquinhos descartáveis que irradiam calor por pelo menos 6 horas. Tem opção de comprar separado para pés e mãos também.

Onde comprar roupas de frio

Como aqui é um país de frio, achar roupas adequadas para o clima gelado não é tarefa difícil e tão pouco cara. É bem fácil encontrar acessórios e casacos aqui em Amsterdam, principalmente se você vier para cá no outono e inverno.

Sem dúvida a loja com melhor preço é a PRIMARK, a qualidade não é excelente mas tem muita coisa bonita e são quatro andares com muitas opções. Vale a pena dar uma passadinha. Eu adoro! É perto da praça Dam, no centro da cidade.

Outra boa opção é a DECATHLON, variedade de preços e boa qualidade. Também apresenta enorme gama de produtos. Inclusive esses aquecedores que falei aí em cima. Fica mais afastada, mas é só pegar o metro que você desce do lado da loja.

Outra que adoro é a UNIQLO, marca japonesa com ótima variedade de produtos para o inverno. Qualidade boa! Também fica perto da Dam, sentido oposto da Primark, vale super a pena conhecer. Boa para casacos e roupas térmicas (legging e blusas).

Também temos ZARA, H&M, SPIRIT e outras mil marcas, citei apenas as que eu mais gosto de comprar ítens de inverno.

Espero que tenha gostado das minhas dicas para não passar frio no inverno de Amsterdam.

Ajude o Amsterdam Pra Voce a crescer, compartilhe este post nas redes sociais!

Ah, e se gostou do post deixa aqui embaixo seu comentário:)

Foto capa: Tim Gouw

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *