Casas-barco em Amsterdam – Viva essa experiência.

Não é segredo para ninguém que Amsterdam é rodeada por canais. Belíssimos canais que totalizam 100km para ser mais exata. Mas o que muita gente não sabe, é que aquelas casas-barco ancoradas as margens deles, que enchem os visitantes de curiosidades, podem ser alugadas para hospedagem.

Amsterdam possui mais de 2500 casas-barco atualmente, e você pode ter a experiência de viver em uma delas por alguns dias 😉

Separei algumas com excelentes localizações para te inspirar, basta clicar na imagem para ver mais detalhes:

Boat no Breakfast

Pantheos Top Houseboat

Prince Royal B&B

Houseboat Prince-Avalon

Anna Houseboat

Lightship Amsterdam

Veja aqui lista completa das opções de hospedagens!

casas-barco Amsterdam

Mas, se você prefere um hotel por qualquer razão que seja, tudo bem. Você pode conhecer uma casa barco por dentro, temos um museu para isso. O qual foi usado como residência por mais de 20 anos, até 1997.

O Houseboat Museum custa € 4,50. Mas se você tiver o Amsterdam City Card é grátis a visita. Localizado no centro da cidade, no “Hendrika Maria”, um antigo navio de carga que foi construído em 1914. Até os anos sessenta o navio transportava principalmente areia e cascalho. Então ele foi convertido em uma casa flutuante. E assim é a maioria das histórias das casas que vemos por aqui…

curiosidades sobre as casas-barco Amsterdam

Entendendo um pouco mais a origem das casas-barco

Essa curiosa forma de residência surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de residências. Outro fator muito importante, foi que nessa mesma época a frota holandesa se modernizou e centenas de barcos cargueiros ficaram disponíveis. Consequentemente, viraram residências improvisadas para os hippies.

As casas-barco originais são barcos charmosamente restaurados, fruto do legado de navegação e comércio marítimo de Amsterdam. Muitas delas têm mais de 100 anos, porém com comodidades modernas: como eletricidade, aquecimento e água potável.

Nos anos 60/70 houve um aumento na demanda por moradia, o que trouxe uma “nova fase” para as residências aquáticas. São as versões mais modernas, construídas sobre pontões flutuantes. É possível ver casas-barco com decoração luxuosa, às vezes com vários andares, além de varandas e jardins.

Embora chamadas de barco, essas casas não são móveis. Elas ficam ancoradas permanentemente em um endereço específico. Inclusive Amsterdam já está saturada delas, sendo hoje quase impossível de conseguir uma licença para ancorar.

hospedagem nas casas-barco de Amsterdam

Quer saber outras curiosidades da Holanda? Faça um tour comigo que eu te conto muito mais!

Não se esqueça que a Amsterdam Pra Você, além de te dar dicas, também pode te ajuda a organizar e personalizar sua viagem. Para maiores informações envie um e-mail para [email protected].

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam