Campos de Tulipas – Rotas e Dicas para um passeio incrível!

Se ficamos encantados ao ver um jardim com tulipas, imagina ver milhares delas juntas, fileiras e mais fileiras formando um arco-íris de flores. Sim, é possível visitar os campos de tulipas por aqui e é disso que falarei nesse post.

A Holanda tem vários ícones (queijos, moinhos, tamancos de madeira… ) que podem ser apreciados o ano todo, mas ver as famosas tulipas holandesas é uma espécie de evento especial. Afinal, são flores delicadas que só dão o ar da graça por algumas semanas na primavera.

As tulipas causam euforia por aqui desde 1593, quando foram trazidas ao país. Então não fique tímido por se apaixonar por elas também. Eu me encanto toda vez como se fosse a primeira vez.

Campos de tulipas

Mas primeiro, antes de falar dos campos, gostaria de contar que anualmente a capital holandesa realiza, durante todo o mês e abril, o Festival das Tulipas. Jardins, museus, parques, estações e as ruas ficam lindas e coloridas, enfeitadas pelas tulipas. Basta caminhar pela cidade e desfrutar do festival.

Também gostaria de lembrar que durante oito semanas da primavera, o Keukenhof está aberto e você não pode deixar de conhecer! Tem um post explicando tudinho para você aproveitar ao máximo o maior jardim do mundo.

E por último, antes de voltarmos ao assunto principal do post de hoje. Ressalto que para todos e qualquer passeio por aqui, você pode contar comigo para organizar para você! Clica aqui e veja mais sobre os passeios e serviços que ofereço.

Quando visitar os campos de flores na Holanda?

Eu disse flores e não tulipas, pois durante março e abril, início da primavera por aqui, existe uma variação na paisagem dos campos. Acontece que cada flor tem seu período de floração.

Os Narcisos abrem a temporada no final de março, comecinho de abril.

Campos de flores Holanda

Abril inicia com a floração dos Jacintos, que deixam os campos com cores vibrantes e perfumados.

Campos de flores

E depois é a vez delas. Das tão desejadas Tulipas.
O auge é a segunda quinzena de abril até o final do mês.

A sequencia é sempre a mesma, porem o período pode variar conforme as temperaturas. Quanto mais quente, mais rápida a floração. Existe uma variação entre as espécies de tulipas, mas a maioria dos campos são podados no final de abril, comecinho de maio. Os fazendeiros cortam as flores pois a tulipa no campo não é cultivada para a flor, mas para o bulbo.

Para evitar decepções, os organizadores das rotas aconselham a admirar as tulipas em abril. Em maio, não é possível garantir que tulipas sejam vistas em toda parte.

Mas calma que até dia 10 de maio ( 2020) você pode ver as tulipas no Keukenhof. Lá sim é preparado para oferecer lindas flores até o final da temporada.

Onde ficam os campos de tulipas?

Existe campos de flores por muitas regiões porém, para não te confundir e também facilitar o seu passeio por aqui, eu vou recomendar duas que são de melhor acesso.

  • Rota de tulipas Flevoland, é a maior rota com campos de tulipas da Holanda. Localizada a nordeste da capital, a aproximadamente 90km. No site você pode baixar as rotas que passam pelo interior do município de Dronten, Lelystad e Zeewolde.
  • A segunda opção fica a sudoeste de Amsterdam, entre as cidades: Haarlem e Leiden, e é conhecida como Bollenstreek. Devido a sua proximidade com capital e também por ser a região do Keukenhof vou focar nela, pois acredito que será sua escolha de passeio.

Como visitar os campos de tulipas?

Como já dito, os campos de tulipas não ficam na cidade de Amsterdam. E existem diversas rotas para caminhadas, ciclismo e carro. A minha opção favorita é bicicleta, acho um passeio delicioso. Porém, escolher ir de carro pode ser vantajoso para percorrer uma distância maior e com mais flexibilidade. Falarei de todas a seguir.

Optando em ir de carro:

Nesse caso recomendo utilizar a Rentcars, é o principal buscador de aluguel de carros e te mostrará a melhor opção em custo. Lembre-se: quanto antes planejar mais chance de economizar.

Criei esse percurso como base para te guiar no passeio de carro pelos campos, são aproximadamente 55km. Marquei alguns campos para te dar a direção mas você encontrará vários outros pelo caminho.

Lembrando que nossa CNH é válida aqui por 6 meses, então pode alugar um carro tranquilamente. As estradas são super seguras e não há pedágio.

Passeando nos campos de bicicleta:

Para chegar a Bollenstreek você deve ir de trem. Indico começar da estação Hillegom. Você pode alugar a bike lá mesmo, porém veja disponibilidade antes, para evitar frustrações.

Se preferir pode ir de Amsterdam com a bike, é fácil mas lembre-se de comprar o bilhete de trem com adição da bicicleta. Custa 6,90 euros adicionais, uso ilimitado no dia da viagem. E atenção para entrar no vagão certo, eles tem um adesivo de bicicleta na porta 😉

Outra opção é ir até o Keukenhof e alugar lá. Você não precisa entrar no parque para alugar a bicicleta, o ponto fica no estacionamento principal. Clique aqui e deixe a sua reservada. Eles tem mapas gratuitos com as rotas, em diversas línguas, inclusive português. Baixe aqui, se preferir.

Tracei uma rota começando e finalizando em Hillegom. Tem cerca de 33km, se achar demais basta cortar algumas partes do trajeto.

Caminhando pelos campos de tulipas:

Assim como na opção anterior, você terá que ir de trem até Hillegom e caminhar pelos campos da região, que são bem próximos da estação. A rota a seguir tem 10km no total e serve também como sugestão para quem for de bicicleta e quiser algo mais curtinho.

Também é possível usar o mapa das bicicletas do Keukenhof para caminhar, tem uma rota de 5km, bem próxima do parque.

Além disso existem alguns passeios exclusivo pelos campos de flores, para você apreciar cores e cheiros no seu ritmo e garantir aquela foto maravilhosa. Você pode optar por uma scooter elétrica ou alugar um mini carro elétrico. Ou então, que tal fazer um voo de helicóptero sobre os campos coloridos? Seria incrível não é mesmo!

Regras nos campos de tulipas:

  • Nem todos os campos são abertos a visitação. Atenção as placas e sinalizações, respeito sempre!
  • Muitos campos tem espaço para entrar com o carro, não é difícil de estacionar.
  • Os campos são gratuitos, mas pode acontecer de algum estar fechado e cobrando pela entrada. Lembre-se que todos são propriedades privadas.
  • Não arranque as tulipas dos campos.
  • Atenção ao andar, para não pisar nas flores! Muitos campos estão sendo fechados para visitação devido ao descuido dos visitantes. Além de judiar da flor, traz prejuízo ao dono da plantação.
  • Evite caminhar pelos corredores das flores, dá para tirar lindas fotos na frente dos campos ou entrando só 1metrinho.
Campos de tulipas

Por falar em fotos, se você quiser uma sessão profissional nos campos, fala com a Emily, as fotos dela são lindas e ela é uma querida! Super recomendo!

Não esquece de usar a #amsterdampravoce para eu ver suas fotos incríveis nos campos de flores!

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Muito bacana o seu blog! Ja peguei a dica do cheesemarket Alkmaar.
    Vou passar uns dias em Amsterda agora em Agosto. Nessa epoca nao tem mais campos de flores para visitar?Muito obrigada!

    • Oi Ane, obrigada pelo comentário.

      Infelizmente não tem mais campos, mas tem o castelo do Keukenhof com um jardim bonito, no final do mês de Agosto tem evento de Dálias, vale a pena conferir!