Bebidas Típicas da Holanda!

Hoje resolvi falar sobre as bebidas típicas da Holanda. Afinal se você está por aqui, ou chegando em breve, você precisar saber quais são elas, para provar sabores típico dos Países Baixos. Alé disso, podem ser uma excelente opção de presente para aqueles que não puderam te acompanhar nessa viagem.

| DICA: Veja também as comidas típicas holandesas que você precisa provar quando vier para Amsterdam.

Imagino que assim que viu o título: Bebidas Típicas da Holanda , a Heineken já veio logo à sua mente, não é mesmo?! E não está errado, afinal a marca está no top3 das melhores cervejas do mundo e é holandesa. Sendo assim, vou começar falando das cervejas daqui.

Bebidas Típicas da Holanda - cervejas

Cervejas Holandesas

Sim, eu disse cervejas no plural, pq nem só de Heineken vivem os holandeses. Aliás muito pelo contrário. Falando de marcas mundialmente famosas podemos citar pelo menos mais duas: a Amstel e a Grolsch.

Eu sei que nossos vizinhos Alemanha e Bélgica ganham a fama de grandes destinos para cervejas , mas acho que a Holanda faz tão bonito quanto para os amantes da bebida. Inclusive a Holanda também tem sua cerveja trapista. A La Trappe é holandesa, é uma delícia! E é aberta à visitação e eu posso te levar lá se quiser. A cervejaria está em uma cidade afastada de Amsterdam, seria um passeio de meio dia.

Aqui também tem muitas cervejarias artesanais excelentes, além de bares com vários rótulos do mundo todo. Fiz um post sobre as melhores cervejarias de Amsterdam, na minha opinião é claro. Dá uma olhadinha!

Bebidas típicas da Holanda

Bebidas Típicas da Holanda - Jenever

Agora eu vou falar de um clássico do país, eu vou falar sobre a mãe do Gin (HEIN?). Sim isso mesmo, o tão famoso Gin é uma derivação – ou seria uma evolução? rsrs – de uma invenção holandesa chamada Jenever!

No Brasil chamamos de Genebra ou Gin holandês.  E explicando de forma bem simples é um destilado com alto teor alcóolico feito com zimbro e outras especiarias e vinho de malte. Existe duas verões que variam conforme seu processo de destilação, sendo o Young Jenever e o Old Jenever.

Tenho um post contando tudinho sobre essa bebida típica da Holanda, com dicas de onde provar, história e outras curiosidades. Veja aqui.

Antes de finalizar quero te recomendar uma visita à House of Bols. Atração bem interativa da principal marca do país de Jenever. Contam a história da bebida e da instituição, além disso no final você ganha um coquetel à sua escolha.

Ah! E você sabia que as casinhas que a KLM dá para seus viajantes de primeira classe são um projeto em parceria com a Bols?! Sim, cada ano da companhia aérea é feita uma nova casa em porcelana de Delft e dentro tem Jenever. Você pode ver um exemplar de todas as casinhas no House of Bols.

Outros clássicos holandeses

Corenwijn

Algumas pessoas confundem com Jenever, talvez por ser servido no mesmo tipo de taça, mas são bebidas diferentes. Inclusive o Corenwijn, na tradução vinho de milho, tem mais similaridade com o whisky, é bastante forte e é feito de grãos. É mais uma bebida típica da Holanda.

Oranjebitter

Criado por volta de 1600 esse licor de laranja amarga (daí o nome do licor) é a favorita no Dia do Rei, afinal um dia que estamos vestidos de laranja dos pés a cabeça só podia ter uma bebida seguindo o dress code não é mesmo?! É um licor bem saboroso, contudo é amargo e um tom mais seco.

​Bruidstranen (Lágrimas de casamento)

Temperado com canela essa bebida é um tradicional presente de casamento, conhecido como Goldstrike pois tem flocos de ouro de 24quilates dentro. E ainda dizem quem quando o casal briga a esposa deve dar uma taça ao marido para que eles se lembra das lagrimas que ela derramou no casamento. É uma bebida gostosa que combina com frutas cítricas, gengibre ou outro sabor que lhe agrade mais.

Schrobbeler

Uma invenção dos anos 70 da região sul do país. É um licor condimentado, com gosto de alcaçuz e mais docinho. Para quem gosta do sabor fique atento pois é uma bebida muito fácil de apreciar, ou seja, quando ver o álcool já subiu! rsrs

Advocaat

Deve ter notado que os licores são bebidas típicas da Holanda, e por isso aqui vai mais um para você provar quando estiver por aqui.

Feito com ovo, açúcar e conhaque, esse licor cremoso tem um sabor suave que lembra um pouco amêndoa. A origem do seu nome é um pouco confusa, pois na tradução seria advogado. Mas parece que o nome deriva na verdade de avocado (abacate) que era a “gema do ovo” na receita original.

Aproveitando o contexto relembro a todos que é proibido o consumo de bebidas alcóolicas nas ruas. Sujeito a multa de 95 euros.

Para finalizar eu preciso adicionar mais uma bebida na lista de bebidas típicas da Holanda: o leite. Eu sei que temos leite pelo mundo todo, mas a forma de consumo é ímpar aqui, nunca vi pessoas tão fissuradas em leite.

Suco, refrigerantes e outras bebidas são facilmente substituídas por leite, em todas e qualquer refeição. Além do leite integral e semi desnatado temos leite com frutas e leitelho (Karnemelk), que na minha opinião é intragável. Mas eles adoram e de todas as bebidas típicas da lista eu arrisco dizer que é a favorita.

Quer mais dicas de como curtir Amsterdam? Veja aqui.

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *