Cidades para fazer bate-volta de Amsterdam – Conhecendo mais dos Países Baixos

Amsterdam é a capital dos Países Baixos, e não é atoa que atrai mais de 9 milhões de turistas anualmente, tem muita coisa bacana para ver e fazer. Mas gostaria de te convidar a conhecer mais desse país encantador, veja a seguir quatro cidades para fazer bate-volta de Amsterdam.

Porém, antes de tudo, quero te contar que andar de trem por aqui é muito fácil e seguro, então sempre opte por essa opção para ir de uma cidade à outra na Holanda.

Você pode comprar o bilhete pelo site da NS (cia de trem daqui). Não precisa imprimir, basta ter a imagem no celular. Prático, rápido e ainda economiza 1 euro. Importante te explicar que o horário do bilhete é indiferente, então pode comprar para as 10h e usar as 17h, por exemplo. Mas o dia do bilhete não é opcional, se comprou para o dia 03, precisa usar no dia 03.

Com dúvida do que fazer em Amsterdam, veja aqui as principais atrações da capital 😉

Bate-volta de Amsterdam: Delft

Tempo de viagem: 1h

Sabe aquelas porcelanas lindas pintadas em azul? São feitas em Delft.

Já ouviu falar do quadro “A Menina com Brinco de Pérola”? Foi pintado em Delft.

Além disso, é uma das cidades mais antigas do país. E simplesmente encantadora! Uma das minhas cidades favoritas da Holanda. Então, como sugestão principal, passeie sem rumo por Delft.

Bate volta de Amsterdam - Delft

Não deixe de conhecer quando for:

A idéia é se perder pelas charmosas ruas da cidade, mas não pode deixar de conhecer a Oude Kerk, igreja gótica do século XIII. É aqui que o pintor, Johannes Vermeer está enterrado.

Se você é fã do pintor, te conto ainda, pode estender a visita ao Centro Vermeer.

Visite também a Nieuwe Kerk, datada de 1396. Dentro dela, ficam as tumbas da família real. Na mesma praça está o belíssimo prédio da prefeitura com suas janelinhas vermelhas.

Ao lado da igreja você encontra o coração da cidade, e é lógico que ele não poderia ter outra cor.

Bate volta de Amsterdam - Delft

E para fechar o passeio com chave de ouro, nada melhor que bebericar algo. Gosto muito do café e restaurante `t Postkantoor, mas é apenas uma sugestão. Outro charmoso, que tem a varanda em cima do canal, é o Stads-Koffyhuis.

Apple pie no Stads-Koffyhuis
Apple pie no Stads-Koffyhuis

Mais opções para Delft:

Para fazer bate-volta de Amsterdam: Haarlem

Tempo de viagem: 15minutos

Se você quer conhecer além de Amsterdam na sua viagem aos Países Baixos, Haarlem é uma excelente opção. Vizinha da capital holandesa, é ideal para passar o dia. E, assim como as demais cidades da lista, você pode conhecer as principais atrações caminhando.

Com os seus edifícios antigos, ruas de paralelepípedos e canais sinuosos, a cidade medieval de Haarlem é um destinos super fotogênico. Além disso tem grande importância para a economia do país. Quando pensamos em flores e cervejas, é uma das mais significativas cidades.

O que fazer por lá:

Grote Markt ( grande praça). Ali, no coração histórico de Haarlem, você encontrará a Catedral Sint-Bavo,  é o primeiro destaque.

Catedral Sint-Bavo
O jovem Mozart tocou o órgão dessa igreja.

Para quem gosta de uma feirinha, conto que aos sábados a praça fica lotada de barracas.

Seguindo o tema de igreja, sugiro a visita a Jopenkerk:

Bate volta de Amsterdam - Haarlem

Opa! Mas isso não é mais uma igreja, agora é uma cervejaria! rs Sim, o edifício foi reaproveitado e abriga umas das melhores cervejarias da cidade.

Item obrigatório é caminhar pelas margens do icônico rio Sparne de Haarlem. Tudo por ali é lindo, mas segue alguns pontos de destaque:

Museu Teylers, prédio belíssimo de 1794.

Moinho de Adriaan, aberto á visitação guiada.

Bate volta de Amsterdam - Haarlem

Ponte Catarijnebrug, uma das vistas mais bonitas da cidade.

Amsterdamse Poort, um dos antigos portões da cidade de Haarlem. considerado monumento nacional.

Bate volta de Amsterdam - Haarlem

Outras opções de passeios em Haarlem:

Bate-volta de Amsterdam: Leiden

Tempo de viagem: 35minutos

Leiden é uma cidade charmosa, com canais e casas barcos como Amsterdam, mas com uma energia exclusiva. É uma cidade universitária, conhecida principalmente como a cidade onde Rembrandt nasceu. Mas, passear por ela vai muito além de acompanhar os primeiros passos do renomado artista.

O que fazer por lá:

Na idade Média, a cidade possuía oito portais. Contudo, apenas dois sobreviveram aos séculos: o Morspoort (na fronteira ocidental) e o Zijlpoort, que está localizado na fronteira oriental da cidade. Os dois tem seu charme e história, mas o Zijlpoort foi um portal construído para impressionar os visitantes. E posso dizer que até hoje cumpre seu papel 😉

Bate volta de Amsterdam - Leiden

Anote: Rapenburg. Esse é o nome do canal mais bonito da cidade. Sendo assim, não deixe de passear por ele. Nesse canal está o mais antigo jardim botânico da Holanda, o Hortus botanicus.

Bate volta de Amsterdam - Leiden
(C)2018 martijnvandernat.nl

Além disso, é aqui a localização do edifício mais antigo de Leiden: o Academiegebouw. A Universidade de Leiden foi anexa ao edifício em 1581, mas antes disso foi um mosteiro do século XV.

Com 28 km de canais e fossos, não é de se espantar que Leiden possui inúmeras pontes lindas para se admirar. Com isso, destacarei duas para você não perder de vista: Visbrug (ponte do peixe) e Koornbrug (ponte dos grãos).

Para finalizar, te convido a visitar a Burcht van Leiden, uma fortaleza com 20 metros de altura, que servia para defender a cidade. O monumento oferece uma excelente visão de Leiden.

Bate volta de Amsterdam - Leiden

Outros passeios para fazer em Leiden:

Para fazer bate-volta de Amsterdam: Maastricht

Uma das cidades mais românticas da Holanda. Localizada bem ao sul do país, na fronteira com a Bélgica. Trata-se da opção mais distante da lista, mas é a menor também, então é possível conhecer em um dia de passeio.

Uma curiosidade sobre a cidade é que além do idioma nacional, o holandês, eles também falam “limburguês, idioma da região Limburg. Mas para nossa alegria, o inglês é bem aceito por lá.

Bate volta de Amsterdam - Maastricht

O que ver por lá:

Uma das atrações mais famosas de Maastricht é o Helpoort. Trata-se de uma das portas de entrada da cidade, a mais antiga do país, de 1229. Ainda encontra-se em excelente estado, sendo assim, é possível subir nas muralhas para apreciar a cidade por outro ângulo.

A cidade tem três igrejas principais. A Basílica da Nossa Querida Senhora (Basiliek van Onze Lieve Vrouwe), é a mais bonita delas, então, se você não é fã de igrejas, entra pelo menos nessa que vale super a pena.

Na praça da basílica você encontrará vários barzinhos, então aproveite para relaxar e sentir o clima da cidade. Para os apreciadores de café, a dica é a Blanche Dael Maison, lojinha existe de 1878 e está nessa praça também.

Bate volta de Amsterdam - Maastricht

Próxima parada: praça Vrijthof. É lá que ficam as outras duas igrejas da cidade, a Igreja de São João (Sint Janskerk) e a Basílica de São Servatius (Basiliek van Sint Servaas).

E é lá que fica outro excelente ponto para bebericar e curtir o movimento da cidade. Além de ser a região das comprinhas, tem diversas lojas para todos os gostos.

Bate volta de Amsterdam - Maastricht

Tempo de viagem: 2h30

Ali do lado também fica uma atração muito bacana, algo típico por aqui. Uma igreja que não é mais igreja, sim, você leu certo. A Boekhandel Dominicanen é uma livraria que foi instalada no interior de uma antiga igreja. Toda a estrutura da foi conservada, vale muito uma visita.

Outro ponto alto da cidade é visitar um dos moinhos mais antigos do país ainda em funcionamento. Depois de visitar o interior do Bisschopmolen, e entender melhor sobre suas engrenagens, passe na confeitaria que fica ao lado dele para saborear as delicias produzidas com a farinha do moinho.

Há 20 minutinhos da da estação central de Maastricht você encontra a Fortaleza de São Petersburgo (Fort St Pieter). Construída em 1701 com função militar. Contudo, atualmente é um monumento nacional e uma atração turística.

Quer saber mais uma curiosidade de Maastricht? O famoso D’Artagnan, aprendiz dos três mosqueteiros, morreu por lá. No enorme parque Stadspark, perto da rua Aldenhofpark, você pode encontrar a estátua em sua homenagem

E ai, gostou?

Fico na torcida para que consiga visitar ao menos uma dessas cidades quando vier. Se precisar de alguma ajuda, não deixe de me escrever!

Quando vier para cá, use a #amsterdampravoce no Instagram para eu te acompanhar por aqui 😎

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *