Um Dia em Amersfoort – Guia da Cidade!

Uma das coisas que mais amo sobre morar na Holanda é a facilidade de viajar pelo país. Amersfoort é uma cidade encantadora localizada na região central da Holanda, a menos de 1 hora de Amsterdam e apenas 15 minutos de Utrecht.  Perfeita para um passeio de um dia partindo da capital. Recentemente, visitei a cidade e adorei! Na minha opinião, um dia em Amersfoort não é suficiente para ver tudo, mas com certeza é possível ver o principal e sair de lá apaixonado e querendo voltar.

Amersfoort é uma cidade medieval do século XIII que possiu uma atmofesra tranquila, arquitetura deslumbrante, lojas adoráveis ​​e muitos cafés e restaurantes. Preparei um Guia da Cidade para te ajudar a saber o que ver e fazer em um dia em Amersfoort.

Um dia em Amersfoort

O que ver durante um dia em Amersfoort

Koppelpoort

O portão principal da cidade medieval, contruído entre 1380 e 1425, foi parte do segundo conjunto de muralhas de Amersfoort. A bela estrutura é composta por portões de água e de terra e foi restaurada pela primeira vez pelo arquiteto holandês Pierre Cuypers em 1885-1886. Hoje, o portão Koppelpoort, com seu impressionante design de tijolos, se tornou um local icônico e a imagem perfeita de cartão postal da cidade de Amersfoort.

Onze-Lieve Vrouwetoren

Do Koppelpoort, assim como de muitos outros pontos da cidade, é possível ver a torre gótica de Onze-Lieve Vrouwetoren erguendo-se acima dos telhados, sem dúvida é outro ponto imperdível para seu roteiro de um dia em Amersfoort. 

A torre de Nossa Senhora, com seus 98 metros de altura, é a segunda torre de igreja mais alta da Holanda. Originalmente pertencia à igreja que desapareceu em uma explosão em 1787. A torre oferece uma vista perfeita sobre a cidade e está aberta para visitantes diariamente. Reserve seu ingresso com antecedência.

Um dia em Amersfoort - Hof

Hof

A cidade tem algumas praças charmosas, mas Hof é a principal e a maior delas. Está localizada bem no centro histórico de Amersfoort e é cercada por lojas, cafés e restaurantes. Além disso, toda sexta-feira e aos sábados tem feirinha.

Um dos edifícios que se destacam na praça Hof é a igreja de St. Joriskerk (São Jorge), que foi construída na Idade Média. Ao longo dos anos, a igreja foi redesenhada e renovada várias vezes. Atualmente é usada principalmente para cerimônias de casamento, iniciativas culturais, concertos e pequenos encontros.

A Casa Mondrian 

Uma das principais atrações de Amersfoort é a casa onde Piet Mondrian nasceu e, embora ele não tenha vivido aqui por muito tempo, a casa foi convertida no museu do artista. Além de conhecer mais sobre a vida de Piet Mondrian, ainda é possível admirar suas primeiras obras.

Museu Flehite

Situado em três belas casas medievais, o Museu Flehite mostra a rica história de Amersfoort por meio de uma coleção de cerca de 24.000 pinturas, desenhos e outros objetos de arte.

Kunsthal KAdE

Fora do centro medieval, ao longo do rio Eem, está uma antiga área industrial que foi remodelada, com algumas novas atrações interessantes. A principal atração é o Kunsthal KAdE, um museu de arte moderna, arquitetura e design. Mas também recomendo uma passadinha na biblioteca da cidade.

Um dia em Amersfoort - Monnikendam

Monnikendam

Outro ponto turístico icônico de Amersfoort. Este portão medieval servia como passagem de pequenos barcos, mas impedindo a entrada de navios maiores. Há uma trilha que passa por cima do arco, mas o melhor lugar para tirar fotos das torres é no parque e do outro lado da avenida. Ah! E dentro do portão tem um restaurante.

Kamperbinnepoort

Mais um portão da cidade medieval que fazia parte da primeira muralha de Amersfoort. Foi construído no século XIII, mas renovado ao longo dos anos. 

CANAIS, RUAS ESTREITAS E EDIFÍCIOS HISTÓRICOS.

Amersfoort é uma cidade com uma bela arquitetura. Ao caminhar pelo centro, você encontrará várias ruas estreitas, edifícios antigos e pontes charmosas para atravessar os canais. Divirta-se pela rua Krommestraat, repleta de lojas, boutiques e os mais charmosos cafés e restaurantes de Amersfoort. 

Não deixe de pessear pela Muurhuizen (casas de parede), uma rua circular na qual você encontrará uma fileira de casas graciosas. Para deixar o caminho ainda mais interessante eu preciso te contar que ali era o primeiro muro da cidade, porém quando Amersfoort precisou expandir o muro foi demolído e optaram por usar a fundação para construção das casa. Você também tem uma bela vista das casas caminhando à beira do canal Stadskern, que circula o centro da cidade medieval. 

Amersfoort tem apenas dois canais, o externo: Stadskern. E o interno: Langegracht, que cruza a cidade. Ambos oferecem ótimas oportunidades para fotos, especialmente durante a temporada de outono, onde as folhas têm vários tons de amarelo, laranja e magenta. E, se você preferir, pode optar por reservar um passeio de barco para admirar a cidade por outro angulo. 

Dicas finais para seu passeio de um dia em Amersfoort

Um dia em Amersfoort - Muurhuizen

Se você gosta de cervejas ou quer levar alguma lembrança para casa, uma ótimaopção são as cervejas artesanais. Ao todo são sete na cidade. Procure pela Hop na praça principal, lá vende todas as cervejas locais. Outra sugestão para os amantes da bebida é a cervejaria De Drie Ringen.

| DICA: Cervejarias de Amsterdam.

Amersfoort está repleta de cafés aconchegantes, então te sugiro três nomes para provar: The Blueberry, Livingstone Coffee e Corazon Coffee.

Gostou do que te contei e quer estender o passeio? Eu super apoio! Sugestão de hotel em Amersfoort: Logement de Gaaper, que fica em um prédio histórico na praça principal da cidade..

Para chegar em na cidade de trem custa € 9,20 o trecho partindo da estação Centraal de Amsterdam e você pode comprar aqui sua passagem.

Gostou? Então compartilha 😉

Atrações em Amsterdam

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *